Logo fato ou boato

Esclarecimentos sobre informações falsas

Você está aqui:Página Inicial / Últimas checagens / É falso que houve cobrança de passagem de ônibus no domingo (30) em Recife (PE)

COMPARTILHAR

É falso que houve cobrança de passagem de ônibus no domingo (30) em Recife (PE)

Circula na internet denúncia de que houve descumprimento da gratuidade de passagem de ônibus no segundo turno das eleições

Publicado em 30/10/2022 às 19:30, atualizado em 31/10/2022 às 17:08

É falso que houve cobrança de passagem de ônibus no domingo (30) em Recife (PE)

Uma postagem no Twitter alertou para a cobrança de passagens de ônibus no segundo turno das Eleições Gerais de 2022 em Recife (PE). Segundo a publicação, eleitores alegaram que houve descumprimento da medida que previa a gratuidade do transporte neste domingo (30).

Fato ou Boato?

O Ministério Público Eleitoral informou que não houve restrição para o livre acesso ao transporte público da Região Metropolitana do Recife, das 6h às 19h deste domingo (30). Os usuários utilizaram o transporte com ou sem o cartão Vale Eletrônico Metropolitano (VEM), conforme definido na Resolução nº 008/2022, do Conselho Superior de Transporte Metropolitano.

Em alguns casos, empresas estavam exigindo o cartão do transporte público para admitir a entrada do passageiro no coletivo. O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE) esclareceu que monitorou a operação hoje e, caso alguma passagem tenha sido cobrada indevidamente, orientou aos passageiros a anotar o número da linha e entrar em contato com os canais de atendimento do VEM para ressarcimento.

Destacou ainda que aqueles que tenham encontrado alguma dificuldade para embarcar gratuitamente com o uso do VEM - ou que não possuíam o cartão - poderiam solicitar liberação da catraca ao motorista. Ainda segundo a Urbana-PE, após o uso do VEM, o validador do ônibus apresentou o saldo do cartão, mas isso não era indicativo de que houve cobrança. O sindicato reafirmou que nenhuma passagem foi cobrada das 6h às 19h neste domingo, exceto nas linhas opcionais.

Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo