Logo fato ou boato

Esclarecimentos sobre informações falsas

Você está aqui:Página Inicial / Últimas checagens / Autor de vídeo viral engana ao afirmar que votos podem ser transferidos entre candidaturas

COMPARTILHAR

Autor de vídeo viral engana ao afirmar que votos podem ser transferidos entre candidaturas

Todos os comandos do sistema eletrônico de votação estão contidos no código-fonte, que ficou aberto durante um ano para inspeção

Publicado em 11/01/2023 às 16:55, atualizado em 16/01/2023 às 17:23

Autor de vídeo viral engana ao afirmar que votos podem ser transferidos entre candidaturas

Conteúdo analisado:

Ganhou popularidade na internet um vídeo gravado por um homem que se propôs a explicar como são contados os votos depositados pelo eleitorado na urna eletrônica. Na filmagem publicada no aplicativo Kwai, ele simula uma suposta fraude eleitoral por meio de um programa utilizado com a finalidade de transferir votos entre candidaturas e contabilizar votos nulos e em branco em favor de determinado político que concorria ao pleito presidencial.

Segundo o homem, o equipamento poderia ser programado para exibir a fotografia e os dados do político escolhido pelo eleitor na hora da votação, mas computar o voto para o adversário.

Por que é boato?

Em primeiro lugar, é importante esclarecer que o programa mostrado na gravação foi criado pelo autor do vídeo e não guarda nenhuma semelhança com o software que é utilizado nas urnas e no sistema eleitoral como um todo.

Isso porque os votos são gravados no arquivo do Registro Digital do Voto (RDV) exatamente da forma como foram digitados pelo eleitorado. O RDV é uma espécie de tabela digital em que os dados são gravados de forma embaralhada para que não seja possível associar a votação ao eleitor ou eleitora, preservando assim o sigilo do voto.

Ou seja, caso o votante digite um número que não corresponda a nenhum candidato (voto nulo) ou aperte a tecla “Branco”, essas informações são integralmente gravadas no arquivo, que fica disponível para consulta pública no Portal de Dados Abertos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Não há, portanto, possibilidade de transferir votos nulos e em branco para um candidato, nem entre as candidaturas. É importante lembrar que esses votos servem apenas para fins estatísticos e não definem o resultado da eleição.

Saiba mais sobre o funcionamento do Registro Digital do Voto e dos votos brancos e nulos.

Comandos do sistema eleitoral estão contidos no código-fonte, que passou por inspeção

Além disso, qualquer instrução neste sentido necessariamente deverá estar contida no código-fonte do sistema eleitoral, que ficou aberto durante um ano para inspeção e foi validado por entidades fiscalizadoras, participantes do Teste Público de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação (TPS 2021) e pesquisadores de universidades federais.

Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo