Ciclo de vida da urna eletrônica

Conhecida por seu uso no dia das eleições, a urna eletrônica percorre um longo caminho entre o início do seu projeto técnico e seu descarte realizado de maneira ecológica. A seguir serão detalhadas as etapas do ciclo de vida da urna eletrônica.

voltar

2Recebimento

Graças à Cadeia de segurança, a urna eletrônica somente fica apta a ser desbloqueada e pode começar a funcionar após o recebimento do equipamento em algum local da Justiça Eleitoral (TSE, TRE, polos de urnas ou Cartório Eleitoral).

Ao receber as urnas eletrônicas, os representantes da Justiça Eleitoral realizam o procedimento de certificação, no qual cada urna eletrônica recebe os certificados digitais gerados pela Justiça Eleitoral. A urna começa a funcionar somente após receber esses certificados.

Esse procedimento de receber os equipamentos nas dependências da Justiça Eleitoral, certificá-los digitalmente e realizar os trâmites administrativos de entrada patrimonial é conhecido como “aceite da urna”. A partir desse momento, a urna eletrônica é desbloqueada para uso e pode receber os sistemas da Justiça Eleitoral.