Ciclo de vida da urna eletrônica

Conhecida por seu uso no dia das eleições, a urna eletrônica percorre um longo caminho entre o início do seu projeto técnico e seu descarte realizado de maneira ecológica. A seguir serão detalhadas as etapas do ciclo de vida da urna eletrônica.

voltar

3Manutenção

Após ser recebida da fábrica e aceita, a urna eletrônica começa a ser utilizada para eleições e passa por ciclos periódicos de testes e manutenções. O sistema que realiza a exercitação dos componentes eletrônicos da urna é desenvolvido pelo TSE e chamado de Sistema de Teste Exaustivo (STE). A partir da indicação de mau funcionamento de algum componente, pode ser aberto chamado de manutenção para conserto ou substituição do item.

Além da exercitação dos componentes da urna, periodicamente, as baterias são carregadas para garantir o máximo tempo de vida útil. Normalmente, enquanto elas são carregadas, são realizados os testes de exercitação dos componentes.

Novamente, é importante destacar a Cadeia de Segurança da urna eletrônica. Empresa que esteja realizando a manutenção da urna é incapaz de nela instalar softwares desconhecidos, assim como na fabricação. A cadeia de segurança em hardware é a garantia de que apenas sistemas assinados digitalmente pelo TSE são executados nas urnas eletrônicas.