Ciclo de vida da urna eletrônica

Conhecida por seu uso no dia das eleições, a urna eletrônica percorre um longo caminho entre o início do seu projeto técnico e seu descarte realizado de maneira ecológica. A seguir serão detalhadas as etapas do ciclo de vida da urna eletrônica.

voltar

4Descarte

Ao encerrar seu ciclo de vida útil, estimado em torno de 10 anos, a urna eletrônica é descartada de maneira sustentável. Esse procedimento é realizado por licitação pública na modalidade de leilão. A empresa que atender aos critérios de qualificação e pagar o maior valor por quilograma de sucata será a vencedora do certame. Isso representa dizer que a Justiça Eleitoral, além de atender às exigências ambientais, ainda recebe pelo descarte das urnas eletrônicas.

Atualmente, mais de 95% da urna eletrônica são reciclados, e o resíduo resultante é descartado seguindo regras ambientais. Destaque para os componentes de segurança, que têm de ser destruídos de modo a impedir sua reutilização. Para garantir o cumprimento das regras do edital, equipes da Justiça Eleitoral auditam, in loco, todo o processo de recolhimento, recebimento e desfazimento dos equipamentos no local de descarte.