É por meio do voto que brasileiras e brasileiros escolhem seus representantes no Poder Legislativo (vereadora ou vereador, deputada ou deputado estadual, federal, senadora ou senador) e no Poder Executivo (prefeita ou prefeito, governadora ou governador e presidente). Ao votar, cidadãs e cidadãos podem ajudar a mudar o futuro da sua cidade e do seu estado. Por isso, a eleição é tão importante!
• Quando ocorrem?
As eleições acontecem a cada dois anos, em anos pares, alternando entre eleições municipais e gerais. Ocorrem sempre no primeiro domingo do mês de outubro e, havendo segundo turno, no último domingo do mesmo mês.
• Quem pode votar?
Cidadãs e cidadãos brasileiros alfabetizados, maiores de 18 anos e legalmente capazes são obrigados a votar. O voto é facultativo para pessoas analfabetas, maiores de 70 anos e quem tem entre 16 e 18 anos.
• Qual a diferença entre eleição geral, municipal e suplementar?
Eleição geral – é realizada em todo o país para cargos de presidente e vice-presidente da República, e, em cada estado, para governadora ou governador e vice, senadora ou senador, deputada ou deputado federal e estadual (no DF, para distrital).
Eleição municipal – é realizada em cada município para cargos de prefeita ou prefeito e vice, bem como vereadora ou vereador.
Eleição suplementar – é realizada apenas em seções cujo eleitorado tenha sido impedido de votar (como no caso de enchente no dia da votação), ou cujos votos tenham sido anulados (por decisão judicial). Assim, as pessoas afetadas têm uma nova oportunidade para exercer o seu direito de votar.
• Como é feita a votação?
A votação é feita por meio da urna eletrônica, que permite a coleta dos votos de forma rápida e segura. Para conhecer mais sobre a urna eletrônica, acesse a página
Segurança do Processo
Eleitoral.