Logo fato ou boato

Esclarecimentos sobre informações falsas

Você está aqui:Página Inicial / Últimas checagens / TRE esclarece sobre vídeo de urna eletrônica no porta-malas de um veículo em Campo Grande (MS)

COMPARTILHAR

TRE esclarece sobre vídeo de urna eletrônica no porta-malas de um veículo em Campo Grande (MS)

Equipamento era transportado por presidente de seção eleitoral. Não há nenhuma irregularidade no procedimento

Publicado em 30/09/2022 às 21:10, atualizado em 07/10/2022 às 16:11

TRE esclarece sobre vídeo de urna eletrônica no porta-malas de um veículo em Campo Grande (MS)

Sobre um vídeo que circula pelas redes sociais em que um homem mostra urna eletrônica dentro do porta-malas de um carro de aplicativo, a Justiça Eleitoral (JE) de Mato Grosso do Sul esclarece que as informações tendenciosas narradas no material sugerem que o transporte do equipamento estaria sendo realizado de maneira inadequado, o que não corresponde à verdade.

Ocorre que, na semana que antecede as eleições, os cartórios eleitorais realizam a entrega das urnas, devidamente lacradas, bem como dos materiais que são utilizados no dia da votação, aos presidentes das seções eleitorais.

Conforme a logística adotada pelos cartórios eleitorais de Campo Grande, os presidentes das seções se dirigem aos locais, nos dias e horários determinados pelos cartórios eleitorais, e fazem a retirada desse material, tornando-se responsáveis pela guarda de todo o equipamento até o dia das eleições, para que, na data do pleito, façam a devida montagem e organização da seção eleitoral. No caso de Campo Grande, essa distribuição teve início na segunda-feira, 26 de setembro.

As urnas, portanto, são transportadas até os locais de votação, no dia do pleito, pelos próprios presidentes das respectivas seções.

Sobre o fato de a urna estar no porta-malas de um veículo de aplicativo, a JE esclarece que aquele foi apenas o meio de transporte utilizado pelo próprio presidente da seção para cumprir com a função de cidadão e mesário.

Cabe ressaltar que as urnas são devidamente lacradas e possuem sistemas eletrônicos que impedem que o equipamento funcione fora do prazo para o qual foi programado, qual seja, no dia 2 de outubro, a partir das 6h, para a emissão da zerésima, e a partir das 7h, para o início da votação.

Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo