COMPARTILHAR
TRE-RS não realizará festa para transmissão dos cargos de presidente e vice-presidente
Publicação no Twitter reproduz convite antigo, divulgado antes dos eventos climáticos que assolaram o estado, e a cerimônia foi cancelada
Publicado em 14/05/2024 às 16:55, atualizado em 14/05/2024 às 17:31
Conteúdo analisado:
Circula no aplicativo WhatsApp um print de uma publicação no Twitter que mostra um convite para a posse de presidente e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS). Ao comentar o documento, o autor da publicação afirma que, ao realizar a cerimônia, o regional "parece indiferente ao drama dos gaúchos".
Por que é boato?
O convite reproduzido na publicação é antigo e foi divulgado antes, portanto, das chuvas e cheias que atingiram o Rio Grande do Sul. A cerimônia foi cancelada e a informação de que a solenidade ocorreria normalmente, ignorando a situação em que a população se encontra, é falsa.
Celebração foi cancelada no dia 30 de abril
Em nota oficial publicada no dia 14 de maio de 2024, o TRE do Rio Grande do Sul comunicou que decidiu cancelar todos os eventos no dia 30 de abril, início da tragédia climática que assolou o Estado.
De acordo com o tribunal, a posse do desembargador Voltaire de Lima Moraes como presidente e do desembargador Mário Crespo Brum como vice-presidente e corregedor regional do TRE-RS ocorrerá de forma discreta, sem qualquer tipo de celebração ou evento festivo.
Confira a íntegra da nota oficial divulgada pelo TRE-RS.
Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo