Logo fato ou boato

Esclarecimentos sobre informações falsas

Você está aqui:Página Inicial / Últimas checagens / TSE não divulgou que votos do Nordeste seriam os últimos a serem apurados

COMPARTILHAR

TSE não divulgou que votos do Nordeste seriam os últimos a serem apurados

Ordem de contagem dos votos é definida por fatores logísticos e não por decisão da Corte Eleitoral

Publicado em 31/10/2022 às 20:40, atualizado em 04/11/2022 às 19:55

TSE não divulgou que votos do Nordeste seriam os últimos a serem apurados

Ganhou repercussão na internet um tweet que, além de questionar o percentual de votos obtidos por um dos candidatos à Presidência em Sergipe, também afirmava que a divulgação dos votos do Nordeste aconteceria por último no segundo turno das Eleições Gerais de 2022.

Fato ou Boato?

A postagem interpretou de forma equivocada uma matéria publicada no Portal do Tribunal em 29 de outubro de 2022 que explicava o funcionamento do sistema de totalização (soma) dos votos um dos temas que ainda gera muita polêmica entre os eleitores nas redes sociais.

O texto informava que, durante o primeiro turno, os primeiros votos divulgados vinham das regiões Sul e Sudeste. Só algum tempo depois começaram a ser contabilizados os de parte do Centro-Oeste e, por fim, os votos dos estados das regiões Nordeste e Norte.

Segundo o secretário de Tecnologia da Informação da Corte Eleitoral, Julio Valente, essa situação, que se repete em todos os pleitos, é causada por variadas questões de logística na transmissão dos votos a partir de cada uma das 27 unidades da Federação. Devido ao volume de informação que é recebida pelo TSE ao mesmo tempo, os votos do Norte do país acabam chegando a Brasília por último e, por isso, aguardam numa “fila” para serem processados.

A ordem de apuração não depende, portanto, de uma decisão tomada pela Corte Eleitoral e sim de fatores logísticos que podem influenciar a transmissão dos dados enviados para totalização.

Confira a matéria publicada no site do TSE e entenda mais sobre o sistema de totalização.

Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo