COMPARTILHAR
Título de idosa que não tinha nome em seção eleitoral de Vila Velha (ES) está suspenso ou cancelado
Ausência a três eleições seguidas ou não comparecimento ao cadastro obrigatório são alguns dos motivos que podem levar ao cancelamento do documento
Publicado em 28/10/2022 às 16:35, atualizado em 28/10/2022 às 19:49

Circula na internet um vídeo em que uma mulher acompanhada de outras quatro pessoas afirma que o nome da mãe não constava na lista de pessoas aptas para votar em uma seção eleitoral de Vila Velha (ES). Segundo a autora da filmagem, a mesma situação teria ocorrido com outros eleitores, que poderiam desistir de exercer o direito ao voto devido à dificuldade de comparecer ao cartório eleitoral para resolver o problema.
Fato ou Boato?
O fato foi esclarecido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), que informou que a ausência do nome da eleitora ou eleitor no local de votação significa que o título eleitoral foi suspenso ou cancelado.
Existem diversos fatores que podem levar à suspensão ou ao cancelamento do título, como não votar e não justificar por três turnos consecutivos, não comparecer ao cadastramento obrigatório (realizado em Vila Velha no ano de 2017), dentre outros motivos.
Por isso, o TRE-ES reforçou aos eleitores a necessidade de verificar a sua situação eleitoral. A consulta pode ser feita por meio do site dos 27 Tribunais Regionais Eleitorais, no Portal do TSE e também pelas ouvidorias eleitorais.
Cadastro eleitoral será reaberto no dia 8 de novembro
Vale lembrar que as pessoas que tiveram o título cancelado podem e devem regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral (JE). O processo poderá ser realizado a partir do dia 8 de novembro, data de reabertura do cadastro eleitoral e em que será retomado o atendimento ao eleitor nas unidades da JE.
Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo