Logo fato ou boato

Esclarecimentos sobre informações falsas

Você está aqui:Página Inicial / Últimas checagens / Peritos federais não comprovaram fraude nas Eleições 2022

COMPARTILHAR

Peritos federais não comprovaram fraude nas Eleições 2022

Vídeo fora de contexto, gravado em 2018, leva a crer que os peritos criminais federais não atestam a segurança das urnas eletrônicas

Publicado em 22/11/2022 às 15:40, atualizado em 22/11/2022 às 15:51

Peritos federais não comprovaram fraude nas Eleições 2022

Voltou a circular nas redes sociais um vídeo com o discurso feito em 2018 pelo advogado Alberto Emanuel Albertin Malta, representante da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), no qual ele enumera falhas que foram detectadas em testes de segurança do sistema eletrônico de votação promovidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Fato ou Boato?

Como foi feito em 2018, o vídeo não tem nenhuma relação com as Eleições de 2022. Além disso, a gravação não informa que todas as falhas apontadas foram devidamente corrigidas pela área técnica do Tribunal, conforme os próprios peritos federais já puderam atestar. A APCF, inclusive, negou ter denunciado fraudes nas eleições. Em julho de 2021, a associação informou que em nenhum momento afirmou haver ou ter havido fraudes nas eleições brasileiras. “Ao contrário, registra não existir qualquer evidência ou comprovação de que isso tenha ocorrido”.

A fala foi feita durante o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5.889 que discutiu, no Supremo Tribunal Federal (STF), a obrigatoriedade do voto impresso. O julgamento da ADI foi concluído pelo plenário do STF em 2020 que, por unanimidade, declarou inconstitucional a obrigatoriedade da impressão do voto.

Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo