Logo fato ou boato

Esclarecimentos sobre informações falsas

Você está aqui:Página Inicial / Últimas checagens / Não é verdade que mesário pode votar em nome da eleitora ou eleitor

COMPARTILHAR

Não é verdade que mesário pode votar em nome da eleitora ou eleitor

Para habilitar voto depois de tentativa frustrada de identificação biométrica é necessária a presença do votante na seção eleitoral

Publicado em 25/11/2022 às 18:50, atualizado em 25/11/2022 às 18:49

Não é verdade que mesário pode votar em nome da eleitora ou eleitor

Mais um vídeo afirmando que a mesária ou o mesário que auxiliam a Justiça Eleitoral durante as eleições podem votar por eleitores está em circulação na internet. Segundo o homem que aparece na gravação, seria possível liberar a urna após quatro tentativas de reconhecimento da biometria do eleitorado e que, depois desta etapa, os mesários poderiam comparecer à cabina de votação para votar em nome da eleitora ou eleitor ausente.

Fato ou Boato?

É fato que a mesária ou mesário podem liberar o equipamento para votação depois de quatro tentativas frustradas de identificação biométrica, mas é mentira que eles possam votar pelo eleitor. Em caso de não reconhecimento das impressões digitais, a única alternativa é a habilitação pelo ano de nascimento – e não pelo leitor biométrico do terminal do mesário.

Só que, para habilitar o voto desta maneira, é imprescindível que haja a presença da eleitora ou eleitor na seção eleitoral, que primeiramente é identificado pelo documento oficial com foto. A liberação só ocorre quando o ano de nascimento informado pelo próprio eleitor coincide com os dados que constam no cadastro eleitoral. Caso haja divergência, a votação não é autorizada.

O ano de nascimento não consta no caderno de votação, nem está facilmente acessível para o mesário. Por isso, é necessário que o eleitor compareça às urnas para repassar a informação.Tanto a operação em si quanto a informação de quem liberou o eleitor são registradas no log da urna eletrônica e podem ser consultadas em uma auditoria posterior.

Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo