Logo fato ou boato

Esclarecimentos sobre informações falsas

Você está aqui:Página Inicial / Últimas checagens / Não é verdade que juíza sueca afirmou ter havido fraude nas eleições brasileiras

COMPARTILHAR

Não é verdade que juíza sueca afirmou ter havido fraude nas eleições brasileiras

Imagem que circula nas redes sociais é, na verdade, de cantora da banda Abba

Publicado em 22/11/2022 às 20:25, atualizado em 22/11/2022 às 21:10

Não é verdade que juíza sueca afirmou ter havido fraude nas eleições brasileiras

Circula nas redes sociais um vídeo que seria de uma juíza sueca chamada “Ane Ase” que, numa entrevista a um programa de televisão, teria afirmado que houve fraude nas eleições brasileiras de 2022. Na pretensa entrevista, a “juíza” consideraria improvável que Jair Bolsonaro não tenha sido reeleito.

Fato ou Boato?

O conteúdo é falso e quem aparece no vídeo é a cantora sueca Agnetha Fältskog, da banda de pop sueco Abba, muito famosa nos anos 1970 e 1980. A entrevista foi gravada em 15 de março de 2013 durante o programa Skavlan, da televisão escandinava.

E, é claro, não tratou das eleições brasileiras. No trecho reproduzido na publicação, Fältskog não fala sobre Bolsonaro. Conforme a tradução, ela comenta sobre um período em que não estava compondo para o Abba e diz que era bom estar em casa com os dois filhos.

Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo