COMPARTILHAR
Mensagem que anunciava revelação de esquema de fraude nas urnas por ex-deputado é falsa
Agência de checagem E-farsas desmentiu boato que circulava no WhatsApp e no Telegram
Publicado em 02/09/2022 às 20:20, atualizado em 28/09/2022 às 16:10

De tempos em tempos, uma notícia falsa ganha nova roupagem nas redes sociais. Desta vez, circulou no WhatsApp e no Telegram uma mensagem afirmando que, após beber demais, um ex-deputado federal teria revelado um suposto esquema de fraude nas urnas.
Segundo o conteúdo duvidoso, o político disse que a manipulação ocorreria durante a totalização dos votos e que, nessa etapa, seria feita uma soma que igualaria o resultado da eleição ao divulgado pelas pesquisas eleitorais, dando a vitória para o partido dele.
Fato ou Boato?
Ao desconstruir toda a narrativa contida na mensagem, a agência especializada em checagem de fatos E-Farsas classificou o conteúdo como falso.
De acordo com a apuração feita pelo site, estão presentes na publicação todos os elementos de uma notícia falsa “tradicional”, como imprecisão, ausência de provas, apelo ao lado emocional do leitor, uso de tom alarmista, pedido de compartilhamento e abordagem de um assunto em evidência no momento.
Além disso, nenhum argumento apresentado no texto faz sentido do ponto de vista técnico, pois não é possível modificar o resultado das urnas de forma alguma – muito menos durante a totalização dos votos.
Todos os programas da urna são assinados digitalmente e posteriormente lacrados em uma cerimônia pública com participação de instituições autorizadas a auditar e fiscalizar o sistema eleitoral.
A assinatura digital consiste em mais uma barreira de segurança do voto eletrônico, que impede qualquer alteração nos arquivos, identificando eventual tentativa de manipulação.
Para não cair em fake news, lembre-se sempre de que o resultado da eleição é conhecido por todos logo após o término do horário de votação a partir da impressão do Boletim de Urna (BU).
O BU é um relatório que contém todos os votos que foram digitados em cada urna eletrônica. Logo após o encerramento do horário de votação, o documento é afixado na porta das seções eleitorais para conferência de eleitores, fiscais de partidos e entidades fiscalizadoras.
É possível, inclusive, confrontar o BU que contém o total de votos da sua seção eleitoral com o resultado que é divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo


