Logo fato ou boato

Esclarecimentos sobre informações falsas

Você está aqui:Página Inicial / Últimas checagens / Homem repete alegações infundadas sobre mensagens nos logs das urnas, votos registrados após as 17h e tempo médio de votação

COMPARTILHAR

Homem repete alegações infundadas sobre mensagens nos logs das urnas, votos registrados após as 17h e tempo médio de votação

Análise dos arquivos do TSE resgata teorias falsas que já foram desmentidas pela Justiça Eleitoral

Publicado em 11/01/2023 às 17:40, atualizado em 03/04/2024 às 13:32

Homem repete alegações infundadas sobre mensagens nos logs das urnas, votos registrados após as 17h e tempo médio de votação

Conteúdo analisado:

Em um vídeo publicado na plataforma Kwai, um homem comenta uma análise dos arquivos das Eleições Gerais de 2022 disponibilizados para consulta pública no Portal Dados Abertos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com o intuito de sugerir que houve fraude eleitoral, ele questiona a mensagem “o eleitor identificado já votou” presente em alguns logs das urnas eletrônicas, levanta suspeita sobre os votos registrados após as 17h e lança dúvidas quanto ao tempo médio usado pelo eleitorado para concluir a votação.

Por que é boato?

A mensagem “o eleitor identificado já votou”, registrada no log da urna eletrônica, quer dizer que foi digitado, no terminal do mesário, o título de uma eleitora ou eleitor que já havia sido habilitada para votar naquele turno do pleito.

A situação não indica nenhuma irregularidade. Trata-se, apenas, de um aviso de que houve uma tentativa duplicada de habilitar uma pessoa liberada a votar em momento anterior – e isso não significa que a operação foi autorizada pelo equipamento.

Quem chegou antes das 17h e aguardava na fila pôde votar normalmente

Os eleitores que chegaram à seção eleitoral antes das 17h e aguardavam na fila puderam votar normalmente. Nesses casos são distribuídas senhas de acesso ao local de votação para aqueles que esperam a sua vez de exercer o direito de escolha de representantes.  O procedimento está previsto na Resolução TSE nº 23.669, que trata dos atos gerais do processo eleitoral. O normativo determina que o recebimento dos votos termine às cinco da tarde somente se não houver eleitoras ou eleitores presentes na fila.

Além disso, o TSE possui registros bem detalhados com relação à distribuição de votos depositados nas urnas ao longo de faixas horárias dos dias dos pleitos. Segundo a área técnica do Tribunal, no dia 2 de outubro - 1º turno das Eleições 2022 - 4.047.341 pessoas votaram após as 17h. Os últimos eleitores votaram entre 23h45 e 23h59.

Naquela ocasião, quando havia mais cargos em disputa, brasileiras e brasileiros foram às urnas para escolher candidaturas às vagas de deputado estadual (ou distrital, no caso do DF), deputado federal, governador, senador e presidente da República. No segundo turno da eleição, com menos funções para votar (governador e presidente), o índice foi menor: em todo o Brasil, 31.714 pessoas votaram depois das 17h, e os últimos votos foram registrados de 19h15 e 19h29.

Tempo de votação pode variar dependendo da quantidade de cargos em disputa

Questionamentos sobre o tempo médio de votação no Brasil e no exterior também foram abordados em outros esclarecimentos feitos pela JE. No primeiro turno, o tempo médio entre o início e término da votação foi de 61,81 segundos por eleitor no Brasil, onde a maioria do eleitorado escolheu representantes para os cinco cargos em disputa.

Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo