Logo fato ou boato

Esclarecimentos sobre informações falsas

Você está aqui:Página Inicial / Últimas checagens / Fala de ministro Nunes Marques é descontextualizada para sugerir fraude eleitoral

COMPARTILHAR

Fala de ministro Nunes Marques é descontextualizada para sugerir fraude eleitoral

Em trecho que viralizou nas redes, ele apenas citava frases ditas por deputado estadual cassado por mentir sobre urnas

Publicado em 13/07/2023 às 20:30, atualizado em 14/07/2023 às 18:24

Fala de ministro Nunes Marques é descontextualizada para sugerir fraude eleitoral

Uma fala do ministro Nunes Marques, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), circula descontextualizada nas redes sociais. No trecho que viralizou na internet, ele parece afirmar que foi noticiada a existência de fraudes nas Eleições Gerais de 2022.

A gravação é compartilhada com o texto de apoio “urnas adulteradas ou fraudadas com ajuda de juiz eleitoral”, que reforça a teoria falsa de que os equipamentos teriam sido manipulados.

Por que é boato?

O vídeo é um recorte do voto dado pelo ministro Nunes Marques durante a análise da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) nº 0600814-85, proposta pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), contra o candidato à Presidência Jair Bolsonaro. A ação culminou na inelegibilidade do político por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação em reunião com embaixadores realizada em julho de 2022.

Na verdade, no dia 30 de junho - data de término do julgamento - o ministro saiu em defesa das urnas eletrônicas e reforçou a confiança do sistema eleitoral brasileiro. Ele ainda citou um artigo do Código Eleitoral, que em 1965 já previa a criação de uma máquina de votar. “A urna eletrônica, símbolo de nossa eleição desde 1996, representa marco importante da plena liberdade para o exercício do voto”, disse Nunes Marques.

Trecho que viralizou nas redes foi descontextualizado

Na fala que ganhou projeção na internet, o ministro apenas citou a ementa (resumo) de outro processo julgado pela Corte Eleitoral e reproduziu parte das declarações dadas por um deputado estadual cassado em 2021 por disseminar notícias falsas sobre o processo eleitoral.

Confira o voto completo do ministro Nunes Marques no canal do TSE no YouTube.

Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo