Logo fato ou boato

Esclarecimentos sobre informações falsas

Você está aqui:Página Inicial / Últimas checagens / Eleições 2022: vídeo apócrifo em italiano engana ao afirmar que votação foi fraudada

COMPARTILHAR

Eleições 2022: vídeo apócrifo em italiano engana ao afirmar que votação foi fraudada

Entidades nacionais e internacionais acompanharam pleito brasileiro e atestaram segurança da urna

Publicado em 20/03/2024 às 20:50, atualizado em 20/03/2024 às 20:47

Eleições 2022: vídeo apócrifo em italiano engana ao afirmar que votação foi fraudada

Um vídeo apócrifo em italiano em circulação nas redes sociais dissemina mentiras sobre as Eleições Gerais de 2022. Na gravação, compartilhada como se tivesse sido produzida pela imprensa da Itália, é dito que a fraude eleitoral teria sido a “fagulha que fez a maioria dos brasileiros explodir de raiva” e se manifestar contra o sistema que, supostamente, “sempre coloca os habituais”.

Por que é boato?

Além de não ter qualquer identificação – como quem ou qual veículo de comunicação responsável pela suposta reportagem -, o vídeo ainda dissemina mentiras sem qualquer tipo de comprovação.

Muito pelo contrário: assim como ocorre em todas as votações, o resultado foi declarado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na noite do dia 30 de outubro de 2022, data de realização do segundo turno da votação. Como ocorre nos pleitos majoritários, ganharam os candidatos aos cargos de presidente e a governador que obtiveram uma maior quantidade de votos.

Relatórios produzidos pelo Tribunal de Contas da União (TCU)Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB)universidades federais e missões de observação eleitoral internacionais como a da Organização dos Estados Americanos (MOE/OEA), a União Interamericana dos Órgãos Eleitorais (Uniore)Rede dos Órgãos Jurisdicionais e de Administração Eleitoral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (Rojae-CPLP), o Parlamento do Mercosul (Parlasul) e o Carter Center atestaram a confiança do sistema eletrônico de votação.

Teste de integridade comprova confiança da urna eletrônica

Além de guardar os números digitados pelas eleitoras e pelos eleitores, a urna também registra outros eventos da votação, como a hora da inserção de cada voto. Essas informações, que ficam gravadas em um arquivo de log, podem ser verificadas por entidades legitimadas a fiscalizar o processo eleitoral e comparadas com as atas das seções eleitorais, por exemplo. Vale reforçar que o sistema eletrônico de votação passa por várias etapas de auditoria antes, durante e após as eleições.

Um dos mais importantes deles é o Teste de Integridade, que ocorre no mesmo dia do pleito e tem o objetivo de averiguar se o voto digitado foi realmente contabilizado pela urna eletrônica. Na data do pleito, das 8h às 17h, na mesma hora em que ocorre a votação oficial, os números anotados em cédulas previamente preenchidas são digitados, um a um, em urnas eletrônicas sorteadas. Paralelamente, os votos em papel também são registrados em um sistema de apoio à votação, que funciona em um computador.

Concluído o teste, às 17h, o resultado é apurado na urna eletrônica e confrontado com o obtido mediante apuração manual. Essa comparação é feita com o intuito de aferir se o voto eletrônico funcionou adequadamente e se os votos em papel, digitados na urna, foram os mesmos registrados pelo aparelho. O procedimento é filmado e transmitido ao vivo pelo canal de diversos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) no YouTube.

Confira o passo a passo do Teste de Integridade.

Código-fonte esteve aberto durante um ano para inspeção

Além disso, cabe destacar que o código-fonte que dá os comandos ao sistema eleitoral esteve aberto durante um ano para inspeção das entidades fiscalizadoras. As linhas de programação foram inteiramente disponibilizadas para análise nas dependências do edifício-sede do TSE, em Brasília (DF). A Polícia Federal, o Ministério Público, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Campinhas (Unicamp) examinaram o código-fonte e não apontaram nenhuma inconsistência.

Após esse período, os sistemas foram compilados, assinados digitalmente e lacrados em cerimônia pública com participação de diversas instituições legitimadas a fiscalizar o processo eleitoral.

Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo