COMPARTILHAR
Eleições 2022: não ocorreu atraso na totalização, como sugere vídeo
Conteúdo com entrevista do ministro Luís Roberto Barroso circulou fora de contexto nas redes sociais
Publicado em 07/10/2022 às 21:50, atualizado em 08/11/2022 às 19:31

Viralizou no Kwai e no Facebook um vídeo com trechos de uma entrevista coletiva concedida pelo ministro Luís Roberto Barroso, que presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após o primeiro turno das eleições. Segundo a mensagem em texto exibida na gravação, o ministro teria confirmado que ocorreu um “problema na contagem de votos”.
Fato ou Boato?
O vídeo foi gravado no dia 15 de novembro, logo depois do primeiro turno das Eleições Municipais de 2020. Na época, o ministro Luís Roberto Barroso, então presidente do Tribunal Superior Eleitoral, anunciou que um problema técnico do supercomputador que faz a soma dos votos do eleitorado ocasionou um pequeno atraso na totalização do pleito realizado em 2020.
De forma enganosa, a gravação foi compartilhada para dar a entender que também ocorreram falhas durante o processamento dos votos nas Eleições Gerais de 2022. Mas, ao contrário do que alega a peça desinformativa, o equipamento funcionou perfeitamente e não foi registrado nenhum atraso na totalização, nem na divulgação dos resultados do primeiro turno da votação, que ocorreu no dia 2 de outubro deste ano.
Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo
-
Eleições 2022: não ocorreu atraso na totalização, como sugere vídeo
-
Vídeo em que Barroso alega atraso na totalização é de 2020, não recente
-
TSE não admitiu falha na contagem dos votos e vídeo é de 2020