Logo fato ou boato

Esclarecimentos sobre informações falsas

Você está aqui:Página Inicial / Últimas checagens / Eleições 2022: não é verdade que fala de ministro de Estado indique que houve fraude no pleito presidencial

COMPARTILHAR

Eleições 2022: não é verdade que fala de ministro de Estado indique que houve fraude no pleito presidencial

Durante entrevista, ele se referiu aos eleitores aptos a votar e não aos votos efetivamente recebidos pelos candidatos

Publicado em 22/02/2024 às 20:55, atualizado em 20/03/2024 às 19:54

Eleições 2022: não é verdade que fala de ministro de Estado indique que houve fraude no pleito presidencial

Uma fala do ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) do governo federal, Paulo Pimenta, ganhou projeção nas redes sociais ao ser usado para espalhar teses enganosas sobre as Eleições Gerais de 2022. Em entrevista ao canal de um partido político, ele afirmou que o candidato que venceu o pleito presidencial foi eleito com 39% dos votos.

Ocorre que esse trecho da gravação vem sendo utilizado para sugerir que houve fraude na última votação, uma vez que os dados apresentados pelo ministro divergem dos resultados apurados e divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo a publicação, ele teria cometido um “ato falho” ao revelar um suposto esquema de manipulação dos votos.

Por que é boato?

Na verdade, a fala do ministro, que circulou descontextualizada nas redes sociais, dizia respeito à taxa de aprovação do governo federal, que, segundo ele, teria aumentado entre a data do pleito realizado em outubro de 2022 e o início de 2024.

O número mencionado na entrevista (39%), referente às Eleições 2022, difere do resultado oficial porque é um cálculo feito a partir dos votos obtidos pelo candidato em relação ao total de eleitores aptos a votar. Ou seja, ele quis dizer que, em um universo de 156.454.011 pessoas que poderiam comparecer às urnas nas Eleições 2022, cerca de 39% delas optaram por votar naquele candidato no segundo turno do pleito.

É importante esclarecer que esse cálculo foi feito levando em consideração a quantidade de eleitores e não espelha os votos efetivamente recebidos no pleito. Isso porque nem todos os mais de 156 milhões de eleitores de fato votaram. Além disso, na estatística citada pelo ministro, também foram excluídos do cômputo os votos nulos e em branco.

Confira os resultados oficiais das Eleições 2022:

> 1º turno

O candidato mais votado recebeu 57,2 milhões de votos válidos (48,43% do total) contra 51 milhões (43,20%) do adversário. Os dois, então, seguiram para o segundo turno.

> 2º Turno

A candidatura vencedora obteve 60,3 milhões de votos válidos (50,90%) e o opositor, que perdeu o pleito, angariou 58,2 milhões de votos (49,10% do total).

Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo