COMPARTILHAR
É mentira que votos de seção eleitoral em Petrópolis (RJ) não teve votos contabilizados
Seções que foram agregadas, para efeitos logísticos, têm os seus votos somados
Publicado em 09/11/2022 às 20:55, atualizado em 09/11/2022 às 21:01

Uma eleitora induz ao erro ao afirmar em vídeo que tem circulado nas redes sociais que os votos de sua seção eleitoral em Petrópolis (RJ) não foram totalizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A verdade é que a seção eleitoral da autora do vídeo foi agregada a outra pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) e, consequentemente, os votos das duas seções fossem somados para a totalização.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), a seção 121 da zona 29 de Petrópolis foi agregada à seção 53 e os votos das duas seções foram somados. Para não ficarem duplicados, o boletim de urna que aparece no site é apenas o da seção 53. “Quando uma seção é agregada a outra, passa a funcionar como uma única seção, chamada seção efetiva (no caso a 53). Portanto, no sistema do TSE constam somente estas seções efetivas, que incorporaram as demais, passando a funcionar como uma única seção. Isso não significa que os votos dos eleitores das seções agregadas não foram computados”, diz a nota do TRE-RJ.
O boletim de urna não discrimina os votos das duas seções, já que elas foram mescladas. As informações do boletim de eleitores aptos, comparecimento, faltosos, votos nominais, brancos e nulos referem-se à soma das seções 121 e 53. No segundo turno, foram totalizados 185 votos para Jair Bolsonaro (PL) e 145 votos para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na seção 53 da zona 29.
Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo
-
É mentira que votos de seção eleitoral em Petrópolis (RJ) não teve votos contabilizados
-
É falso que seção de Petrópolis não teve votos contabilizados