COMPARTILHAR
É boato que novas eleições presidenciais foram marcadas para 11 de janeiro de 2023
“Ato Institucional” supostamente assinado pela Presidência não foi publicado no Diário Oficial da União (DOU)
Publicado em 13/12/2022 às 20:55, atualizado em 14/12/2022 às 21:25

Conteúdo analisado:
Ganhou projeção nas redes sociais um vídeo que repercute a suposta assinatura de um “Ato Institucional” pela Presidência da República. Ao ler o texto duvidoso, que entraria em vigor no dia 13 de dezembro deste ano e teria validade até 31 de dezembro de 2030, o narrador afirma que será realizada uma nova eleição presidencial no dia 11 de janeiro 2023, em um único turno.
Também é dito que o pretenso decreto tornou inelegíveis candidatos que tenha sido processados ou presos na última década, concedeu ao presidente autorização para determinar inspeção das urnas e ordenou a substituição dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Por que é boato?
Um levantamento realizado pela Agência Lupa, especializada em checagem de notícias falsas que circulam na internet, verificou que não foi publicado recentemente nenhum decreto ou ato publicado na seção designada à Presidência da República que faça menção ao assunto.
Além disso, tanto a organização das eleições quanto o julgamento de questões eleitorais que possam resultar na realização de um novo pleito fazem parte das atribuições da Justiça Eleitoral - e não da chefia do Poder Executivo Federal. No dia 12 de dezembro, o presidente e vice-presidente eleitos foram diplomados pelo TSE em 12 de dezembro e, portanto, estão aptos a exercerem os cargos a partir do dia 1º de janeiro de 2023.
Conforme apontado pela verificação da Lupa, também é possível perceber erros na redação do nome da Corte Eleitoral, que é retratada no texto como “Superior Tribunal Eleitoral (STE)”, e ausência de um dos artigos do suposto ato, entre outras inconsistências.
Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo
-
É boato que novas eleições presidenciais foram marcadas para 11 de janeiro de 2023
-
É falso que Bolsonaro assinou Ato Institucional e decretou novas eleições em janeiro
-
É falso que Bolsonaro assinou Ato Institucional que decreta novas eleições
-
É falso que Bolsonaro assinou Ato Institucional que decreta novas eleições
-
É falso que Bolsonaro assinou Ato Institucional que decreta novas eleições