COMPARTILHAR
Candidato à vice-presidência não "confessou" fraude nas Eleições 2022
Fala original era uma crítica à conduta de políticos adversários e não tinha nenhuma relação com urnas
Publicado em 11/09/2023 às 16:50, atualizado em 11/09/2023 às 16:52

Conteúdo analisado:
Uma fala de um candidato a vice-presidente circula descontextualizada no Facebook, Instagram e WhatsApp. No trecho que viralizou nas redes sociais, ele diz que “o que podia e o que não podia ser feito, foi feito para ganhar a eleição”. O conteúdo foi compartilhado com um texto de apoio, que associa a afirmação do político a uma suposta confissão de que as eleições teriam sido fraudadas.
Por que é boato?
O vídeo é um recorte de uma reunião ministerial realizada em janeiro de 2023. No encontro, que foi transmitido ao vivo pelo canal do governo federal na plataforma YouTube, o candidato, na verdade, fazia uma crítica à gestão anterior. Na fala completa, ele externa uma opinião pessoal sobre as candidaturas adversárias e demonstra ter desaprovado algumas condutas praticadas pelos concorrentes durante o período de campanha eleitoral.
Político não menciona urnas eletrônicas
Não há nenhuma menção expressa às urnas eletrônicas ou aos sistemas eleitorais, que têm a eficácia e a segurança verificada por diversas entidades legitimadas a fiscalizar o processo eleitoral, que participam de auditorias realizadas antes, durante e após o pleito.
Confira todas as oportunidades de fiscalização do processo eleitoral.
Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo
-
Candidato à vice-presidência não "confessou" fraude nas Eleições 2022
-
Posts tiram vídeo de contexto para mentir que Alckmin ‘admitiu’ fraude nas eleições de 2022