Logo fato ou boato

Esclarecimentos sobre informações falsas

Você está aqui:Página Inicial / Últimas checagens / Áudio atribuído a Ciro Gomes com acusação de fraude eleitoral é falso

COMPARTILHAR

Áudio atribuído a Ciro Gomes com acusação de fraude eleitoral é falso

Gravação fala sobre esquema armado para eleger candidato à Presidência da República e tomada de poder pelas Forças Armadas

Publicado em 07/10/2022 às 19:30, atualizado em 10/10/2022 às 19:28

Áudio atribuído a Ciro Gomes com acusação de fraude eleitoral é falso

Circula no WhatsApp, no Facebook e em outras redes sociais um áudio atribuído ao ex-governador do Ceará e candidato à Presidência nas Eleições 2022 Ciro Gomes em que se afirma existir um conluio para eleger um dos concorrentes ao cargo. A gravação também diz que as Forças Armadas estão cientes de um suposto esquema armado e que, por isso, estão prontas para tomar o poder após a vitória do referido candidato.

Fato ou Boato?

A informação é falsa. Agência de checagem parceira do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no Programa de Enfrentamento à Desinformação com foco nas eleições, o Projeto Comprova conversou com peritos e com a assessoria de imprensa de Ciro Gomes.

Mario Gazziro, da Universidade Federal do ABC (UFABC), Paulo Matias, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e Kalinka Castelo Branco, da Universidade de São Paulo (USP), analisaram o material e o compararam com o discurso do político na convenção nacional do PDT, que ocorreu em julho deste ano. A similaridade encontrada nos áudios foi de 47% – o que indica que a atribuição é falsa. Segundo as pesquisas, gravações do mesmo autor devem apresentar similaridade acima de 80%.

Procurada pelo Comprova, a assessoria de imprensa de Ciro Gomes disse que os áudios não são do ex-governador. “Infelizmente, as Eleições de 2022 foram e estão sendo violentadas com diversas mentiras distribuídas por gabinetes de ódio montados pelas principais candidaturas”, respondeu.

Outra evidência apontada pelo Comprova como indício de manipulação é o fato de o áudio não ter relação com o posicionamento apresentado por Ciro de seguir a decisão do partido ao qual é filiado, o PDT, e apoiar o candidato atingido pela fake news.

Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo