COMPARTILHAR
Vídeo não mostra atividade irregular no prédio do TRE de Mato Grosso durante final de semana
Plantão em dias não úteis está previsto no calendário eleitoral e é regulamentado por resolução da corte regional
Publicado em 21/11/2022 às 21:09, atualizado em 21/11/2022 às 21:09

Em uma gravação que circula nos aplicativos TikTok e WhatsApp, uma mulher mostra a fachada do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) e questiona a movimentação de servidores dentro das instalações da corte regional durante o final de semana.
Ela registra a saída de automóveis do local e sugere que a presença de pessoas no edifício em um domingo (20 de novembro) indicaria a realização de atividades irregulares na sede da corte regional mato-grossense.Nas redes sociais, a filmagem tem sido compartilhada com o texto “As coisas estão suspeitas demais, amanhã vão dar alguma desculpa chula”, que levanta ainda mais desconfiança quanto ao serviço que estaria sendo desempenhado pelos trabalhadores.
Fato ou Boato?
Ao contrário do que afirma a autora do vídeo, a presença de servidores no prédio do TRE-MT não constitui irregularidade. Em anos eleitorais, a realização de plantões de atendimento nos finais de semana e feriados é uma medida necessária para o cumprimento de todas as etapas do processo eleitoral. Além de ter ocorrido em pleitos anteriores, a prática faz parte do calendário eleitoral e, neste ano, foi regulamentada pela Resolução nº 2.722, de 16 de agosto de 2022, normativo amplamente divulgado pelo tribunal regional eleitoral do Estado.
TRE-MT prepara diplomação das candidaturas eleitas
Atualmente, a Justiça Eleitoral está empreendendo esforços para preparar a cerimônia de diplomação dos eleitos, que ocorrerá no dia 15 de dezembro, bem como para realizar a análise e julgamento dos processos de prestação de contas de partidos e candidatos que, juntos, somam 532 prestações, providência necessária para a diplomação dos eleitos.
Ainda com essa finalidade, foi constituído um grupo de trabalho que atua de forma exclusiva na análise das contas, principalmente, nos finais de semana nas dependências do TRE-MT.
Caso foi encaminhado para apuração
Em nota, a Justiça Eleitoral de Mato Grosso reafirmou o compromisso de atuar sempre dentro dos ditames legais e éticos, com total zelo pela sua missão em prol do fortalecimento da democracia brasileira e ressaltou que não será tolerada a divulgação de conteúdos que expõem a imagem ou dados pessoais de servidores, como placas de veículos. O caso foi encaminhado à Procuradoria Regional Eleitoral e à Polícia Federal para apuração e identificação dos responsáveis pelo vídeo.
Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo