Logo fato ou boato

Esclarecimentos sobre informações falsas

Você está aqui:Página Inicial / Últimas checagens / Smartmatic não fabrica urnas eletrônicas, nem controla eleições no Brasil

COMPARTILHAR

Smartmatic não fabrica urnas eletrônicas, nem controla eleições no Brasil

CEO da empresa também não foi preso, como anunciava notícia falsa que circulou no Twitter

Publicado em 11/10/2022 às 16:45, atualizado em 18/10/2022 às 21:09

Circula na internet a informação de que o CEO (presidente) da Smartmatic teria sido preso pelo Federal Bureau of Investigation (FBI) ou pela The International Criminal Police Organization (Interpol) nos Estados Unidos. Ainda de acordo com a mensagem, a empresa supostamente seria responsável pela fabricação das urnas eletrônicas e, dessa forma, poderia controlar as eleições no Brasil.

Fato ou Boato?

A afirmação de que a Smartmatic seria responsável pela fabricação das urnas eletrônicas já foi desmentida inúmeras vezes pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e diversas agências de checagem. E, mesmo que a empresa produzisse as peças físicas do equipamento, isso também não seria um indício de irregularidade, uma vez que as partes dos sistemas confeccionadas pelo fabricante são desenvolvidas conforme especificações do Tribunal e não são integrados ao software oficial sem ampla avaliação da equipe técnica.

Também não há registro da prisão do presidente da empresa, Antonio Mugica, em nenhuma fonte confiável. Sendo assim, essa alegação pode ser considerada falsa, assim como o restante do conteúdo da peça desinformativa.

PlaySmartmatic não fabrica urnas eletrônicas, nem controla eleições no Brasil

Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo