Logo fato ou boato

Esclarecimentos sobre informações falsas

Você está aqui:Página Inicial / Últimas checagens / Similaridade de votos em seções eleitorais de Sorocaba (SP) não é indicativo de fraude

COMPARTILHAR

Similaridade de votos em seções eleitorais de Sorocaba (SP) não é indicativo de fraude

Boletins de urna do município estão corretos e refletem fielmente a vontade do eleitorado

Publicado em 04/11/2022 às 19:55, atualizado em 04/11/2022 às 20:21

Similaridade de votos em seções eleitorais de Sorocaba (SP) não é indicativo de fraude

Circula nas redes sociais um vídeo gravado por um fiscal de partido de Sorocaba no segundo turno das Eleições 2022, em que aparecem quinze boletins de urna do encerramento da votação das respectivas seções eleitorais. O fiscal questiona a legitimidade da votação nessas seções ao comparar a quantidade de votos destinados aos dois candidatos ao cargo de Presidente.

Ele observa que o resultado do candidato do PL se manteve estável nas quinze seções, entre 108 e 135 votos, enquanto os números ao candidato do PT oscilaram entre 80 e 132 votos. Por essa diferença, o autor do vídeo afirma que houve fraude nas urnas com mais de 100 votos em favor ao candidato do PT.

Fato ou Boato?

A alegação feita pelo autor do vídeo é falsa. A 356ª zona eleitoral de Sorocaba esclarece que não houve nenhum problema em relação às urnas eletrônicas e a emissão dos boletins de urna. A diferença no resultado apenas demonstra a alternância na preferência dos eleitores.

Vale lembrar que as urnas eletrônicas passam por diversas etapas de fiscalização que ocorrem antes, durante e depois das eleições. Uma delas é o Teste de Integridade, aplicado em urnas eletrônicas sorteadas na data do pleito. O objetivo é verificar se o voto digitado é o mesmo que será contabilizado. Tudo é filmado para conferência posterior e alguns Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) ainda transmitem o procedimento ao vivo pelo YouTube. Tanto em 2022 quanto em todos os testes pregressos, que ocorreram em todos os anos eleitorais desde 2002, não foi constatada nenhuma divergência no resultado.

Uma novidade das Eleições Gerais de 2022, o projeto-piloto do Teste de Integridade com biometria teve 100% de aprovação nas 58 seções eleitorais em que foi aplicado no primeiro turno do pleito. Participaram da auditoria 2.444 eleitores voluntários, quantitativo que representa 12,9% do eleitorado que efetivamente compareceu para votar.

Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo