Logo fato ou boato

Esclarecimentos sobre informações falsas

Você está aqui:Página Inicial / Últimas checagens / Segundo turno acontece no dia 30 de outubro; resultado publicado por jornal era uma simulação

COMPARTILHAR

Segundo turno acontece no dia 30 de outubro; resultado publicado por jornal era uma simulação

Assunto foi desmentido pelo próprio veículo de comunicação, que emitiu divulgou nota de esclarecimento sobre o ocorrido

Publicado em 27/10/2022 às 21:10, atualizado em 30/10/2022 às 19:07

Segundo turno acontece no dia 30 de outubro; resultado publicado por jornal era uma simulação

Tem sido compartilhada nas redes sociais uma imagem capturada no site do jornal O Globo, com um suposto resultado antecipado do segundo turno das Eleições Gerais de 2022. O texto que acompanha o print afirma que, para o veículo de comunicação, a votação já estaria definida.

Fato ou Boato?

O segundo turno do pleito ainda não aconteceu e, portanto, não há definição quanto ao resultado da eleição para os cargos de presidente e governador de 12 Estados brasileiros. Eleitoras e eleitores voltarão às urnas no domingo, dia 30 de outubro, das 8h às 17h. Assim como ocorreu no primeiro turno, o horário de votação será unificado em todo o país. Os municípios com fuso diferente deverão se adaptar à hora de Brasília (DF).

Jornal esclareceu o equívoco

O jornal O Globo informou que os dados apresentados na página são hipotéticos e foram gerados com a finalidade de testar o sistema. Segundo o veículo de comunicação, não houve captação de qualquer informação da base de dados do TSE, uma vez que o pleito ainda não foi realizado.

Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo