COMPARTILHAR
Outros países, além de Brasil, Butão e Bangladesh usam urnas sem voto impresso
Checagem desmonta notícia falsa que ganhou as redes sociais em junho de 2021. Confira
Publicado em 30/08/2021 às 11:15, atualizado em 18/09/2022 às 16:09

Publicações compartilhadas mais de 10 mil vezes nas redes sociais em junho de 2021 afirmavam que apenas Brasil, Butão e Bangladesh utilizariam urnas eletrônicas sem voto impresso.
Essa é mais uma variação de um fake news antiga, que, de tempos em tempos, ganha popularidade na internet. Desta vez, a peça de desinformação se espalhou por meio das plataformas Twitter, Facebook e Instagram, com uma variação. Antes, a notícia falsa afirmava que apenas esses três países usavam urnas eletrônicas. Agora, foi adicionada ao velho boato a informação de que somente essas três nações não imprimiam o voto.
O conteúdo enganoso voltou a circular logo depois que a Câmara dos Deputados barrou a impressão do registro em papel.
De acordo com a apuração feita pela agência de checagem AFP Checamos, Bangladesh e Butão realmente utilizam sistema eletrônico de votação sem registro impresso. Contudo, além do voto eletrônico, Bangladesh também utiliza cédulas de papel.
Mas as máquinas de votar sem registro físico do voto não são exclusividade dessas três nações. Os equipamentos utilizados pelo eleitorado de parte da França e dos Estados Unidos para realizar a escolha de representantes também não imprimem comprovante físico da votação.
Urnas brasileiras podem ser auditadas
Mesmo sem a impressão do voto, as urnas eletrônicas podem ser auditadas. As verificações, acompanhadas de perto por diversas entidades respeitadas, ocorrem antes, durante e depois das eleições para assegurar o bom funcionamento do sistema eleitoral brasileiro.
Saiba como funcionam as principais auditorias das urnas eletrônicas usadas no Brasil.
Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo