Logo fato ou boato

Esclarecimentos sobre informações falsas

Você está aqui:Página Inicial / Últimas checagens / Nunca houve fraude comprovada nas eleições com urna eletrônica no Brasil

COMPARTILHAR

Nunca houve fraude comprovada nas eleições com urna eletrônica no Brasil

Desde 1996, ano de implementação do voto eletrônico no Brasil, não foram registradas ou comprovadas fraudes eleitorais envolvendo as urnas eletrônicas

Publicado em 28/07/2021 às 15:40, atualizado em 17/09/2022 às 12:54

Nunca houve fraude comprovada nas eleições com urna eletrônica no Brasil

O presidente da República, Jair Bolsonaro, apoiado por alguns parlamentares e ativistas, tem levantado suspeitas a respeito da lisura e consistência do voto eletrônico que é adotado nas eleições brasileiras desde 1996.

As alegações que buscam pôr em cheque a confiabilidade do sistema eletrônico de votação são todas baseadas ou em fatos descontextualizados, falsos ou distorcidos, que já foram exaustivamente examinados pelo Ministério Público e pela Justiça Eleitoral e, ao seu tempo, desmentidos.

Fato é que desde 1996 não se registram no Brasil casos de fraudes eleitorais envolvendo a captação ou totalização de votos.

Em 2014 o candidato derrotado a presidente da República Aécio Neves solicitou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) uma auditoria dos votos daquela Eleição Geral, no que foi prontamente atendido. Um ano depois, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) apresentou à Corte Eleitoral o relatório dos seus trabalhos de auditoria no qual admite que não houve qualquer fraude em 2014 e que o sistema eletrônico de votação é auditável.

A questão da adoção do voto impresso associado ao voto eletrônico já foi debatido no Congresso Nacional algumas vezes e, em todas, acabou derrotado. O Supremo Tribunal Federal (STF), por sua vez, declarou a inconstitucionalidade de um dispositivo da legislação eleitoral que previa a impressão do voto depositado na urna eletrônica. Além do mais, a adoção desse modelo acarretaria um custo adicional calculado, em 2020, em mais de dois bilhões de reais.

Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo