Logo fato ou boato

Esclarecimentos sobre informações falsas

Você está aqui:Página Inicial / Últimas checagens / Foto de ministro do TSE Benedito Gonçalves com blusa de candidato à Presidência é montagem

COMPARTILHAR

Foto de ministro do TSE Benedito Gonçalves com blusa de candidato à Presidência é montagem

Rosto do corregedor-geral da Justiça Eleitoral foi inserido em imagem de blogueiro de moda

Publicado em 16/09/2022 às 18:35, atualizado em 03/05/2023 às 20:20

Foto de ministro do TSE Benedito Gonçalves com blusa de candidato à Presidência é montagem

Conteúdo analisado:

Às vésperas das Eleições Gerais de 2022, uma imagem com o rosto do corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, tomou conta das redes sociais. Na fotografia, ele parecia estar vestido com uma camiseta vermelha que exibia a ilustração da face de um candidato à Presidência da República. A publicação também vinha com um texto de apoio que reforçava a impressão de que o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) militava em favor de determinada candidatura e baseava suas decisões de acordo com a preferência política.

Por que é boato?

A fotografia do ministro do TSE Benedito Gonçalves com blusa de candidato é montagem.  Tanto o rosto dele quanto a estampa do político foram inseridas em cima da imagem original, que, na verdade, mostrava um blogueiro de moda e foi publicada em um perfil do Instagram em julho de 2017. A mentira foi desmontada pelas agências Lupa, Aos Fatos e Boatos.org especializadas em checagem de fake news disseminadas na internet.

O conteúdo manipulado ganhou força após o ministro vetar o uso de imagens capturadas durante os eventos oficiais de comemoração pelo Bicentenário da Independência do Brasil, realizados no último dia 7 de setembro.

Proibição do uso de imagens produzidas no 7 de setembro

Em decisão confirmada pelo Plenário da Corte Eleitoral, o ministro determinou que o presidente Jair Bolsonaro, que concorre à reeleição, e o candidato a vice-presidente, Walter Braga Netto, parassem de veicular todo e qualquer material de propaganda eleitoral com registros produzidos nas celebrações realizadas em Brasília (DF) e no Rio de Janeiro (RJ).

Na avaliação dos ministros que compõem o TSE, a reprodução das imagens pode ferir a igualdade de oportunidade garantida pela legislação eleitoral aos candidatos que disputam cargos eletivos nas Eleições Gerais de 2022.

Confira matéria feita pelo TSE sobre o assunto.

Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo