Logo fato ou boato

Esclarecimentos sobre informações falsas

Você está aqui:Página Inicial / Últimas checagens / Eleições 2014: É boato que técnicos do Tribunal tenham se trancado em sala até o término da totalização dos votos

COMPARTILHAR

Eleições 2014: É boato que técnicos do Tribunal tenham se trancado em sala até o término da totalização dos votos

Em razão dos diferentes fusos, TSE seguiu norma que impede divulgação do resultado das eleições presidenciais antes do fim da votação no Acre

Publicado em 09/08/2021 às 00:00, atualizado em 15/02/2024 às 16:31

Eleições 2014: É boato que técnicos do Tribunal tenham se trancado em sala até o término da totalização dos votos

Técnicos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ficaram trancados em uma sala até o término da apuração dos votos das Eleições Gerais de 2014? Por que os resultados do pleito daquele ano foram divulgados após as 20h no horário de Brasília? Esse é mais um caso a ser esclarecido pela série Fato ou Boato, que desvenda as principais fake news sobre o processo eleitoral brasileiro que circulam nas redes sociais.

Fato ou Boato?

Um vídeo com entrevista de um ex-estagiário do Tribunal circulou na internet e despertou dúvidas sobre as Eleições de 2014, ano em que os candidatos Dilma Rousseff e Aécio Neves disputaram a presidência da República. Na gravação, ele afirma que o presidente do TSE na época, ministro Dias Toffoli, deu ordem para que os técnicos do TSE se trancassem na sala onde é feita totalização dos votos e só saíssem depois que o processo fosse finalizado.

Norma proíbe a divulgação dos resultados antes do fim da votação no Acre

Na verdade, o que ocorreu foi que, em razão dos diferentes fusos horários no Brasil, há uma norma que impede a divulgação de resultados para o cargo de Presidente da República até o fim da votação em todo o território nacional. É que o horário de votação é sempre computado no horário local. Assim, no país, o Acre é a última unidade da Federação a encerrar a votação.

Essa norma se justifica para evitar que a divulgação de resultados nos Estados que já tenham encerrado a votação possa exercer influência indevida sobre os eleitores que votem nas últimas horas nos Estados que ainda tenham suas seções eleitorais abertas.

Para as Eleições 2014, a regra estava prevista na Resolução TSE nº 23.399/2013, que estabelece que “os dados do resultado para o cargo de Presidente da República serão liberados somente a partir das 17 horas do fuso horário do Acre” (art. 210, § 2º, inciso I).

Nesse intervalo de tempo em que se deve aguardar a conclusão da votação no Acre para iniciar a divulgação de resultados, é realizada a totalização (ou soma) dos resultados das urnas dos Estados que já encerraram a votação. Por isso, é preciso que o acesso aos ambientes nos quais supercomputadores do TSE realizam o processamento dos votos seja restrito. Nada de novo até então: trata-se de procedimento de segurança comum em qualquer eleição, realizado para garantir o respeito às regras aplicáveis. A suspeita que recaiu sobre esse fato (de que isso significaria evidência de fraude) é, portanto, completamente infundada.

Necessidade de aguardar o fim da votação no Acre para divulgar resultados não é indício de fraude

A limitação da divulgação dos resultados e a restrição de acesso a informações da totalização não configuram, em hipótese alguma, indícios de fraude ou irregularidade. Pelo contrário, o fundamento do controle no acesso à informação no TSE é justamente o de impedir qualquer divulgação indevida dos resultados que possa interferir na eleição (por exemplo, afetando a decisão de voto dos eleitores do Acre que ainda não tinham votado).

Para que não paire qualquer dúvida, lembre-se de que, após as 17h no horário local, com o encerramento da votação em cada Estado, cada uma das urnas eletrônicas imprime o “Boletim de Urna”, que contém o resultado da votação na respectiva seção eleitoral. Esse Boletim é afixado na porta dos locais de votação para conhecimento público dos eleitores, mesários, partidos políticos e de diversas entidades. O resultado da urna já se torna, assim, público e imutável, não podendo ser alterado.

O Boletim de Urna impresso pode ser comparado com os resultados que foram usados pelo TSE para fazer a soma dos votos. Nunca houve divergência nos votos computados pela urna e nos usados para totalização (e divulgação) dos resultados pela Justiça Eleitoral.

Horário da divulgação dos resultados das eleições presidenciais

O Brasil possui quatro fusos distintos, e esse fator implica diretamente na hora de início e término da votação em cada localidade. Em 2014, o Estado do Acre registrava três horas a menos do que a capital do país. O aumento dessa diferença, que normalmente é de 2 horas, ocorreu em virtude do início do horário de verão, que começou justamente no intervalo entre o primeiro e segundo turno das Eleições 2014. Por lá, como de costume, a votação foi encerrada às 17h no horário local e às 20h no horário de Brasília. Logo, o TSE passou a divulgar os resultados referentes às totalizações em todo o país somente após as 20h no horário de Brasília.

Alternância entre candidatos

Uma suposta alternância ritmada entre os candidatos também gerou desconfiança sobre o pleito presidencial de 2014. Só que essas inversões sequenciadas não ocorreram e a planilha amplamente divulgada nas redes sociais é falsa. O que realmente aconteceu naquela eleição foi que a candidata vencedora contava com um eleitorado maior nos Estados em que a totalização dependia do fuso horário e, portanto, começava depois das demais localidades.

Leia mais:

29.07.2021 - Fato ou Boato: é falsa a planilha que mostra inversões entre Aécio Neves e Dilma Rousseff no 2º turno de 2014

15.07.2021 - Fato ou boato: é falso que a urna eletrônica foi fraudada em 2014

Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo