Logo fato ou boato

Esclarecimentos sobre informações falsas

Você está aqui:Página Inicial / Últimas checagens / É falso que candidato à Presidência perdeu votos na totalização após aplicativo do TSE travar

COMPARTILHAR

É falso que candidato à Presidência perdeu votos na totalização após aplicativo do TSE travar

Dados oficiais analisados pela agência Aos Fatos desmentem vídeo duvidoso que circulou na web

Publicado em 27/10/2022 às 20:20, atualizado em 29/11/2023 às 19:15

É falso que candidato à Presidência perdeu votos na totalização após aplicativo do TSE travar

Em um vídeo que circula nas redes sociais, uma mulher engana ao afirmar que o aplicativo de resultados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) travou com 10% das urnas apuradas no primeiro turno e que, depois disso, Jair Bolsonaro (PL) passou a perder entre 0,1% e 0,15% dos votos a cada dois ou três minutos durante uma hora.

Fato ou Boato?

Ao analisar os dados oficiais da apuração, a agência de checagem Aos Fatos constatou que as alegações do vídeo eram falsas. A análise feita pelo veículo indicou, inclusive, um crescimento do percentual do candidato à reeleição durante seis minutos seguintes. 

A afirmação de que o "aplicativo" teria travado também é mentirosa, pois o sistema de totalização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não apresentou nenhuma falha nas Eleições Gerais de 2022.

Um eventual travamento nas porcentagens de votos exibidos no aplicativo Resultados pode ter tido origem em uma instabilidade na conexão da pessoa à internet, que não tem nenhum tipo de relação com os votos somados e divulgados em tempo real pela Corte Eleitoral.

Os dados oficiais da votação estão disponíveis para consulta pública no Portal de Dados Abertos do TSE.

Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo