Logo fato ou boato

Esclarecimentos sobre informações falsas

Você está aqui:Página Inicial / Últimas checagens / É falso o documento em que Ministério da Defesa cobra justificativa sobre suposta violação das urnas

COMPARTILHAR

É falso o documento em que Ministério da Defesa cobra justificativa sobre suposta violação das urnas

STM também não enviou ofício ao TSE excluindo licitude e lisura do processo eleitoral brasileiro

Publicado em 04/11/2022 às 21:40, atualizado em 07/11/2022 às 19:28

É falso o documento em que Ministério da Defesa cobra justificativa sobre suposta violação das urnas

Circula nas redes sociais um documento supostamente emitido no dia 3 de novembro pelo Ministério da Defesa no qual o general Paulo Sérgio Nogueira cobra resposta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre uma pretensa violação das urnas eletrônicas. No texto, também é mencionado um ofício que teria sido enviado pelo Superior Tribunal Militar (STM) em que é excluída “a possibilidade de licitude e lisura do processo eleitoral brasileiro”.

Fato ou Boato?

A existência do documento foi negada pelos três órgãos envolvidos na história. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não recebeu nenhum ofício com este teor do Ministério da Defesa, nem do STM. Também não é verdade que tenha ocorrido fraude nas Eleições Gerais de 2022 ou qualquer tipo de manipulação no resultado do pleito. O sistema eletrônico de votação passa por auditorias realizadas antes, durante e depois da votação.

O alto grau de confiança das urnas eletrônicas foi comprovado pelos Testes de Integridade aplicados em todas as regiões do país e confirmados pela auditoria feita pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Missões de observação internacionais, que visitaram o Brasil para acompanhar o pleito, também divulgaram relatórios atestando a segurança do voto eletrônico.

Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo