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Conheça as parcerias que a Justiça Eleitoral construiu com as principais plataformas digitais do mundo para facilitar: a sua busca por informações oficiais e o seu acesso a todos os conteúdos de utilidade pública para as Eleições 2020.

WHATSAPP - COLETA DE DENÚNCIAS
E TIRA-DÚVIDAS

O acordo com o WhatsApp previu a criação de um formulário para denunciar contas suspeitas de realizar disparos em massa.

Recebidas as denúncias, o WhatsApp conduziu uma apuração interna para verificar se as contas indicadas violaram os termos de serviço e as políticas do aplicativo sobre disparo em massa e os serviços de mensagens automáticas. As contas identificadas poderiam ser suspensas da rede social. O canal foi desativado no dia 19 de dezembro, com o fim do processo eleitoral deste ano.

O TSE também colaborou para a criação de uma plataforma dentro do WhatsApp Business (Application Programming Interface – API), um Chatbot, para ajudar na circulação de dados corretos. A ferramenta foi desenvolvida gratuitamente pela empresa Infobip, sem custos para o tribunal.

A intenção foi ajudar na comunicação direta com os eleitores. Bastava salvar o número (61) 9637-1078 na lista de contatos e iniciar uma conversa com o canal interativo, que eram disponibilizadas as principais informações das eleições.

Por fim, o WhatsApp permitiu que o TSE enviasse mensagens, para eleitores cadastrados em todas as ferramentas do tribunal, sobre cuidados sanitários e para rebater informações falsas que circulavam durante a campanha eleitoral. Foi a primeira parceria do tipo com um tribunal eleitoral ou órgão responsável pelas eleições no mundo.

O WhatsApp também permitiu que o tribunal elaborasse stickers (figurinhas) sobre a temática eleitoral para as pessoas que utilizam a ferramenta. E, durante o mês de setembro, ofereceu cursos on-line que capacitaram servidores e colaboradores do TSE e dos TREs sobre as medidas de combate à desinformação adotadas pela plataforma e aspectos práticos de como atuar e promover a comunicação sobre os processos eleitorais em seu âmbito.

Confira o memorando de entendimento entre o TSE e o WhatsApp

whatsapp

FACEBOOK - MEGAFONE

A parceria com o Facebook previu a disponibilização da ferramenta “Megafone” para divulgação, nos dias anteriores à eleição, de mensagens para brasileiras e brasileiros sobre as eleições de 2020, especialmente acerca da organização e das medidas de segurança sanitária no dia da votação.

Durante o mês de setembro, a empresa também ofereceu cursos on-line que capacitaram servidores e colaboradores do TSE e dos TREs sobre as medidas de combate à desinformação adotadas pela plataforma e aspectos práticos de como atuar e promover a comunicação sobre os processos eleitorais em seu âmbito.

Confira o memorando de entendimento entre o TSE e o Facebook

facebook

INSTAGRAM - MAIS MULHERES
NA POLÍTICA

Pessoas que utilizam a rede também contaram com stickers com a temática das eleições municipais.

Além disso, a plataforma se aliou ao TSE para divulgação da campanha sobre mais mulheres na política, que o tribunal apresentou à sociedade em outubro. E, durante o mês de setembro, ofereceu cursos on-line que capacitaram servidores e colaboradores do TSE e dos TREs sobre as medidas de combate à desinformação adotadas pela plataforma e aspectos práticos de como atuar e promover a comunicação sobre os processos eleitorais em seu âmbito.

Conheça o Guia de segurança Mais Mulheres na Política produzido pelo Instagram com o apoio do TSE

Confira o memorando de entendimento entre o TSE e o Instagram

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GOOGLE - TUDO SOBRE AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2020

A parceria do TSE com as plataformas do Google teve o objetivo de viabilizar ao eleitorado o acesso ampliado à informação oficial e de utilidade pública para as Eleições 2020. Conteúdos e respostas às dúvidas frequentes sobre como tirar o título de eleitor, como votar em um ano de pandemia, além dos cuidados sanitários que deveriam ser adotados em favor de uma eleição segura, estiveram disponíveis em painéis de informação na busca do Google e tiveram destaque no topo dos resultados de pesquisa para termos relacionados às votações das eleições municipais.

Além disso, o Google disponibilizou workshops e treinamento com o objetivo de qualificar os servidores do TSE e dos TREs sobre o funcionamento de suas plataformas e oferecer mais detalhes de como suas ferramentas poderiam auxiliar no processo de checagem de informações durante o período eleitoral.

O combate à desinformação somado ao esforço de garantir acesso aos conteúdos verídicos e relevantes para a população relacionados ao processo eleitoral também foram promovidos por meio da realização de uma série de webinars pelos canais do YouTube do Google Brasil e da Justiça Eleitoral.

Confira o memorando de entendimento entre o TSE e o Google

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TWITTER – INFORMAÇÕES OFICIAIS PARA BUSCAS

Com o objetivo de promover conversas mais saudáveis e ampliar o acesso das pessoas às informações de qualidade durante o processo eleitoral, TSE e Twitter firmaram parceria para a criação de um recurso no campo de busca da plataforma. Sempre que fosse feita uma pesquisa por temas relacionados às eleições, o primeiro resultado da busca, apresentado no topo da lista, seria uma notificação e o acesso a uma página do TSE com informações úteis sobre a organização das Eleições 2020, incluindo as medidas de segurança sanitária adotadas.

O Twitter também apoiou a divulgação de serviços para o eleitor produzidos pela conta do TSE pelo perfil do @TwitterBrasil, além de vincular emojis a hashtags temáticas do período eleitoral. Um desses emojis era ativado com o uso da hashtag #Eleições2020 para estimular os mais diversos debates em torno do tema. O segundo era relacionado ao voto. Com a proposta de transmitir à população a força de sua escolha nas urnas, a mensagem #SeuVotoTemPoder destacou a importância da participação popular no processo eleitoral e foi parte da campanha do TSE sobre o tema.

O acordo entre a plataforma e o TSE também compreendeu sessões de treinamentos para as equipes de comunicação do Tribunal e dos TREs sobre as melhores práticas do Twitter para magistrados e servidores. O Twitter também deu apoio à transmissão de eventos ao vivo feitos pelo Tribunal Superior Eleitoral nos momentos-chave do período eleitoral, em especial as coletivas de imprensa concedidas pelo presidente do TSE nos dias de votação.

Além disso, o Twitter se comprometeu a agir diligentemente na análise das denúncias feitas pelo Tribunal Superior Eleitoral a respeito de possíveis violações das regras da plataforma, inclusive daquelas relacionadas à Política de Integridade Cívica do Twitter, que impede o uso dos serviços do Twitter para manipular ou interferir em eleições ou outros atos cívicos.

Confira o memorando de entendimento entre o TSE e o Twitter

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Conexis Brasil Digital – Zero rating para o portal da Justiça Eleitoral

Representante oficial do setor de telecomunicações no Brasil, a Conexis Brasil Digital viabilizou o benefício do zero rating para o portal da Justiça Eleitoral, que concentra serviços e informações essenciais para o eleitorado brasileiro. A parceria com o Tribunal Superior Eleitoral promoveu um acordo, com todas as empresas associadas ao sindicato, para que o acesso a todos os conteúdos do site www.justicaeleitoral.jus.br por meio do celular não consumisse o pacote de dados das cidadãs e dos cidadãos, ou seja, sem nenhum tipo de cobrança para a navegação.

Todas as pessoas clientes das operadoras Claro, Oi, TIM Brasil, VIVO e Algar Telecom puderam usufruir do zero rating para o portal da Justiça Eleitoral até o fim de novembro de 2020. Com esse benefício, eleitoras e eleitores tiveram um motivo a mais para conferir informações oficiais sobre cuidados sanitários para o dia da votação, documentos aceitos nos dias de eleição, ordem da votação, checagem de notícias sobre o processo eleitoral e outras dúvidas frequentes que puderam ser esclarecidas nesse site. Tudo em favor voto consciente e com segurança.

Confira o memorando de entendimento entre o TSE e a Conexis Brasil Digital

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TIKTOK – Combate à desinformação

Por meio da parceria com o TSE, o TikTok criou uma página para centralizar informações confiáveis sobre as Eleições Municipais de 2020. Também forneceu capacitações à equipe de comunicação do TSE sobre a melhor utilização da plataforma, dando todo o suporte necessário para a produção de vídeos na linguagem ideal para as pessoas que utilizam a rede.

O TikTok também estabeleceu um canal direto com o Tribunal Superior Eleitoral para receber denúncias de divulgação de conteúdos que ofereciam risco à integridade das eleições. Esse canal foi utilizado por uma equipe restrita e respeitou cláusulas de confidencialidade. Todas as iniciativas visaram o combate à desinformação relacionado ao processo eleitoral.

Confira o memorando de entendimento entre o TSE e o Tik Tok

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