Logo fato ou boato

Esclarecimentos sobre informações falsas

Você está aqui:Página Inicial / Últimas checagens / Entrevista com hacker preso é desinformação: urnas não podem ser manipuladas via internet

COMPARTILHAR

Entrevista com hacker preso é desinformação: urnas não podem ser manipuladas via internet

Aparelho não permite qualquer tipo de conexão em rede

Publicado em 28/07/2021 às 15:55, atualizado em 17/09/2022 às 12:35

Entrevista com hacker preso é desinformação: urnas não podem ser manipuladas via internet

Uma entrevista com um hacker preso, que viralizou nas redes em julho de 2021, deixou muita gente cismada com o processo eleitoral do país. Em conversa com um parlamentar, o homem dizia ser possível manipular a votação no momento em que os votos eram contabilizados. Segundo ele, qualquer pessoa que estivesse na rede poderia “fazer a invasão” e modificar os votos digitados pelos eleitores.

Fato ou Boato

Além de sensacionalista, o conteúdo demonstra um enorme desconhecimento de como o sistema eletrônico de votação realmente opera. Em nenhum momento as urnas eletrônicas são conectadas à internet, nem possuem placa que dê acesso a outro tipo de conexão em rede (wi-fi ou bluetooth).

Muito pelo contrário: o dispositivo funciona de maneira isolada e sequer realiza a transmissão dos resultados da votação, que já são conhecidos pela população logo após o término da eleição, com a impressão do Boletim de Urna (BU).

Uma eventual manipulação na etapa de totalização seria facilmente identificada pela comparação entre o BU – que traz o resultado da votação em cada seção eleitoral – com os dados publicados no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Outras afirmações feitas na gravação também estão incorretas. Ao contrário do que é dito no vídeo, não houve vazamento de dados do eleitorado, nem invasão às urnas eletrônicas durante uma conferência realizada em 2017 nos Estados Unidos.

Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo