Logo fato ou boato

Esclarecimentos sobre informações falsas

Você está aqui:Página Inicial / Últimas checagens / Urna eletrônica que travou no voto para Presidência em Petrópolis (RJ) foi prontamente substituída

COMPARTILHAR

Urna eletrônica que travou no voto para Presidência em Petrópolis (RJ) foi prontamente substituída

Eleitor foi convidado para concluir a votação em urna de contingência, mas não quis aguardar a substituição

Publicado em 03/10/2022 às 21:15, atualizado em 18/10/2022 às 21:13

Circula no WhatsApp e em outras redes sociais um vídeo que mostra um eleitor tentando votar para presidente em uma seção eleitoral de Petrópolis (RJ). Ao gravar o voto com o celular – conduta que é terminantemente proibida durante a votação – o eleitor pressiona a tecla “Confirma” sem obter, contudo, nenhuma resposta do equipamento.

Fato ou Boato?

O caso foi esclarecido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), que confirmou a informação de que a urna eletrônica da filmagem, feita em Telemar Mosela, apresentou defeito. O fato ocorreu às 14h48 do dia 2 de outubro, primeiro turno das Eleições Gerais de 2022 e foi devidamente registrado na ata da seção eleitoral 311.

Conforme explicado pela 29ª Zona Eleitoral, assim que o problema foi detectado pelos mesários, o equipamento foi substituído. Como os votos só são registrados quando aparece a mensagem “Fim” na tela da urna e, na situação em questão, o travamento ocorreu antes desse momento, o eleitor foi convidado a votar novamente pelo mesário. Ele foi informado que poderia concluir a votação na urna de contingência, mas decidiu não aguardar a substituição do aparelho.

PlayUrna eletrônica que travou no voto para Presidência em Petrópolis (RJ) foi prontamente substituída

Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo