COMPARTILHAR
Urna eletrônica que travou no voto para Presidência em Petrópolis (RJ) foi prontamente substituída
Eleitor foi convidado para concluir a votação em urna de contingência, mas não quis aguardar a substituição
Publicado em 03/10/2022 às 21:15, atualizado em 18/10/2022 às 21:13
Circula no WhatsApp e em outras redes sociais um vídeo que mostra um eleitor tentando votar para presidente em uma seção eleitoral de Petrópolis (RJ). Ao gravar o voto com o celular – conduta que é terminantemente proibida durante a votação – o eleitor pressiona a tecla “Confirma” sem obter, contudo, nenhuma resposta do equipamento.
Fato ou Boato?
O caso foi esclarecido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), que confirmou a informação de que a urna eletrônica da filmagem, feita em Telemar Mosela, apresentou defeito. O fato ocorreu às 14h48 do dia 2 de outubro, primeiro turno das Eleições Gerais de 2022 e foi devidamente registrado na ata da seção eleitoral 311.
Conforme explicado pela 29ª Zona Eleitoral, assim que o problema foi detectado pelos mesários, o equipamento foi substituído. Como os votos só são registrados quando aparece a mensagem “Fim” na tela da urna e, na situação em questão, o travamento ocorreu antes desse momento, o eleitor foi convidado a votar novamente pelo mesário. Ele foi informado que poderia concluir a votação na urna de contingência, mas decidiu não aguardar a substituição do aparelho.
Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo
-
Urna eletrônica que travou no voto para Presidência em Petrópolis (RJ) foi prontamente substituída
-
Urna trava e eleitor se recusa a votar após substituição em Petrópolis (RJ)
-
Vídeo não mostra fraude, mas defeito em urna que foi substituída em Petrópolis (RJ)
-
rna com tecla confirma travada foi substituída; votação transcorreu normalmente em Petrópolis (RJ)