Logo fato ou boato

Esclarecimentos sobre informações falsas

Você está aqui:Página Inicial / Últimas checagens / Predominância de votos para um dos candidatos não é indício de fraude eleitoral

COMPARTILHAR

Predominância de votos para um dos candidatos não é indício de fraude eleitoral

Situação é comum e já ocorreu em eleições anteriores. Confira a explicação e o histórico ao longo das últimas eleições

Publicado em 09/11/2022 às 11:15, atualizado em 02/12/2022 às 12:32

Em tempos de viralização de conteúdos duvidosos, todo cuidado é pouco com as mensagens recebidas por meio das redes sociais. Além da intensa polarização entre as candidaturas à Presidência que participaram da disputa, as Eleições 2022 também foram marcadas pela disseminação de vídeos com interpretações equivocadas dos Boletins de Urna (BUs) divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na página e no aplicativo Resultados.

Enquanto no primeiro turno a discussão girou em torno da divergência entre o número de eleitores aptos a votar para cada cargo ocasionada pelo voto em trânsito e demais transferência temporárias, no segundo turno a metralhadora de mentiras encontrou um novo alvo.

Agora, diversas conspirações passaram a utilizar a predominância de votos em dos presidenciáveis que concorreram no segundo turno para justificar acusações infundadas de que houve fraude no pleito.

O assunto ganhou repercussão em um vídeo gravado por um perfil do Twitter, que reproduziu um relatório apócrifo que mostra uma tabela onde supostamente estão listadas todas as seções eleitorais em que um dos candidatos obteve 100% da votação.

Fato ou Boato?

É fato que algumas urnas registraram todos os votos em favor de um candidato, mas é boato que isso seja uma evidência de que as urnas eletrônicas foram manipuladas. A votação unânime em determinadas seções, aliás, beneficiou os dois políticos que disputaram a Presidência e não é um fenômeno exclusivo das eleições deste ano.

Em um primeiro momento a convergência de votos em algumas localidades pode até parecer estranha. No entanto, ao contrário do que defendem os criadores de notícias falsas, a situação é bem comum e já ocorreu em pleitos anteriores. Trata-se, portanto, de mais um alarme falso que enganou muitas pessoas na internet.

Confira a quantidade de seções eleitorais que contabilizaram votos para somente uma candidatura:

Eleições 2022

No primeiro turno das eleições deste ano, os eleitores de 61 seções eleitorais votaram apenas em Luiz Inácio Lula da Silva. O número equivale a 0,0129% das 472.075 seções eleitorais instaladas no Brasil e no exterior. Outra seção, no município de Novo Progresso (PA) registrou votos exclusivamente para o atual presidente, Jair Bolsonaro.

A quantidade de urnas eletrônicas em que foram depositados votos para somente um dos candidatos subiu no segundo turno, o que é natural considerando que havia somente dois candidatos.

No dia 30 de outubro, todos os eleitores de 143 seções seguiram pelo mesmo caminho e optaram por votar em Lula. Bolsonaro dominou a cena em outros 4 seções, onde angariou a totalidade dos votos contabilizados.

Eleições 2018

No primeiro turno das Eleições 2018, o cenário foi similar. Em 49 seções, o candidato Fernando Haddad teve 100% da preferência dos eleitores e conquistou 4.095 votos nestas seções. Bolsonaro atingiu o mesmo percentual em uma seção, totalizando 54 votos únicos na mesma seção. Em outra seção, o candidato Geraldo Alckmin também obteve todos os quatro votos ali depositados pelo eleitorado. Já no segundo turno, Haddad foi o único votado em 328 seções eleitorais, contabilizando 36.608 votos. Já Bolsonaro dominou a votação obtendo 100% dos votos em 4 seções, naquele ano.

Eleições 2014

Em 2014, a candidata Dilma Rousseff recebeu todos os votos de 98 seções eleitorais no primeiro turno e outras 192 no segundo turno. O adversário Aécio Neves obteve o único voto registrado em uma urna eletrônica na primeira fase da disputa e 100% dos votos em outras 11 seções eleitorais na segunda.

Eleições 2010

No primeiro turno das Eleições 2010, a candidata Dilma Rousseff teve 100% dos votos de 124 seções eleitorais. No segundo turno, a votação única foi verificada em 262 urnas. José Serra teve todos os votos de 2 seções no primeiro turno e outras 6 no segundo turno.

Eleições 2006

Nas Eleições 2006, Luiz Inácio Lula da Silva foi o único escolhido de eleitores de 34 seções no primeiro e 235 seções no segundo turno. Neste mesmo pleito, Geraldo Alckmin teve 100% dos votos em 4 seções no primeiro e 3 no segundo turno da corrida presidencial.

Eleições 2002

O pleito de 2002 também registrou algumas coincidências na votação. Os eleitores de 9 seções no primeiro turno e 34 no segundo turno preferiram Luiz Inácio Lula da Silva. José Serra saiu na frente em 4 seções no primeiro turno e outras 13 no segundo turno. Em 2002, o candidato Ciro Gomes teve 100% dos votos em 2 seções eleitorais.

BA/CM

PlayPredominância de votos para um dos candidatos não é indício de fraude eleitoral

Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo