Logo fato ou boato

Esclarecimentos sobre informações falsas

Você está aqui:Página Inicial / Últimas checagens / Eleições 2018: policiais militares divulgaram vídeo com acusação enganosa de irregularidade em urnas do DF

COMPARTILHAR

Eleições 2018: policiais militares divulgaram vídeo com acusação enganosa de irregularidade em urnas do DF

PMs alegaram que equipamentos usados no 1º turno já teriam votos registrados antes de começar a votação. Denúncia é falsa

Publicado em 13/10/2018 às 13:00, atualizado em 25/05/2023 às 16:48

Eleições 2018: policiais militares divulgaram vídeo com acusação enganosa de irregularidade em urnas do DF

No primeiro turno das Eleições Gerais de 2018, dois policiais militares do Distrito Federal gravaram um vídeo em que divulgam acusações enganosas de irregularidades nas urnas eletrônicas do DF. O assunto, que repercutiu em diversas redes sociais, foi desmentido por agências de checagem e pela Justiça Eleitoral.

Fraude descartada pela JE

A suposta fraude nas urnas do DF não foi comprovada. A apuração feita pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) concluiu que houve, na realidade, “desconhecimento técnico” do colaborador contratado pelo órgão, que denunciou o ocorrido.

Segundo o TRE-DF, tanto o Boletim de Urna (resultado impresso da votação depositada em cada urna eletrônica) quanto a zerésima (documento que demonstra que a urna não apresenta votos computados no início da votação) daquela seção eleitoral foram emitidos sem qualquer alteração.

Conforme noticiado na época pelo Estadão Verifica, o vídeo foi resultado de um engano cometido pelos envolvidos. Em uma coletiva realizada no dia 7 de outubro de 2018, a então presidente do TRE-DF, Carmelita Brasil, esclareceu o assunto e informou aos presentes que a gravação foi fruto de um mal-entendido dos policiais e do denunciante.

A confusão ocorreu na região do Guará, que faz parte da 9ª Zona Eleitoral. “Ele não tem conhecimento para dizer o que estava dizendo. Ele não soube interpretar os dados. O policial agiu de maneira irresponsável”, disse Carmelita, de acordo com o jornal Correio Braziliense.

PF também desmentiu conteúdo da denúncia

De fato, os policiais, que gravaram o vídeo em frente à sede da Polícia Federal (PF), em Brasília, estavam ali para acompanhar o depoimento do homem que denunciou o suposto mau funcionamento da urna eletrônica. No entanto, a PF informou que, após ouvir a denúncia, não houve comprovação de fraude.

É importante saber que a Justiça Eleitoral só é acionada após averiguação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal, caso sejam encontrados indícios de irregularidades.

A Polícia Militar do DF, por sua vez, comunicou que a Corregedoria da instituição iria apurar a conduta dos dois agentes no caso. Foi, ainda, requisitada a instauração de um inquérito pelo Ministério Público Eleitoral para averiguar a conduta dos policiais militares.

Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo