Logo fato ou boato

Esclarecimentos sobre informações falsas

Você está aqui:Página Inicial / Últimas checagens / Não é verdade que eleitores indígenas da região do Xingu em MT não puderam votar por falta de transporte

COMPARTILHAR

Não é verdade que eleitores indígenas da região do Xingu em MT não puderam votar por falta de transporte

Dezessete ônibus foram disponibilizados pela prefeitura; dois deles acabaram dispensados por cacique da Aldeia Ilha Grande

Publicado em 30/10/2022 às 17:15, atualizado em 30/10/2022 às 17:55

Não é verdade que eleitores indígenas da região do Xingu em MT não puderam votar por falta de transporte

Uma notícia publicada em um site afirmava que eleitores do povo Kawaiwete, da Aldeia Ilha Grande, localizada no município de Querência (MT), foram impedidos de votar. Segundo a informação obtida pelos jornalistas, os indígenas não conseguiram exercer o direito ao voto devido à ausência de ônibus para transportá-los até a seção eleitoral no segundo turno das Eleições Gerais de 2022.

Fato ou Boato?

O caso foi esclarecido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso (MT). Segundo a corte regional, o transporte de eleitores indígenas residentes na região do Xingu teve início neste domingo (30), às 7h. A saída dos ônibus estava prevista para sábado (30), mas atrasou devido às fortes chuvas que caíram na localidade.

Ao todo, 19 ônibus foram disponibilizados pela prefeitura. Dezessete deles foram utilizados pelos passageiros, porém outros dois acabaram sendo dispensados pelo cacique da aldeia Ilha Grande.

A 53ª Zona Eleitoral de Querência esclareceu ainda que o tradutor que mantém contato com os indígenas repassou ao responsável pela logística do transporte a informação dada pelo cacique. Ele afirmou que os indígenas já haviam voltado para as respectivas aldeias e que, por isso, não seria necessário enviar os ônibus para Ilha Grande.

Ainda de acordo com a 53ª ZE, não é possível realizar o transporte sem a autorização do cacique. Mesmo que a rota iniciasse com atraso, não haveria prejuízo aos eleitores, uma vez que indígenas situados em regiões mais distantes foram prontamente atendidos.

Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo