Logo fato ou boato

Esclarecimentos sobre informações falsas

Você está aqui:Página Inicial / Últimas checagens / Mesário não pode anular voto de quem usar camiseta amarela para votar

COMPARTILHAR

Mesário não pode anular voto de quem usar camiseta amarela para votar

Equipamentos utilizados por esses colaboradores não podem modificar resultado da votação. Também não há restrição quanto ao uso de cores durante o pleito

Publicado em 08/08/2022 às 18:15, atualizado em 28/09/2022 às 16:15

Mesário não pode anular voto de quem usar camiseta amarela para votar

Circularam nas redes sociais postagens afirmando que mesários anulariam os votos de eleitores que comparecessem às seções eleitorais utilizando camisetas amarelas. Ainda de acordo com as publicações, as pessoas que utilizassem o adereço nessa cor seriam previamente identificadas como apoiadoras de determinada candidatura por meio de um número que seria colocado ao lado da assinatura do eleitor. A partir desta sinalização, segundo a postagem, o voto seria imediatamente anulado pelos mesários.

Fato ou boato?

Não há nada de verdadeiro nessa alegação.  Primeiramente, porque a função da Justiça Eleitoral é organizar as eleições e julgar os processos que envolvem candidatas, candidatos e eleitos. A escolha de representantes é feita pelo povo, que manifesta a preferência política por meio do voto digitado nas urnas eletrônicas.

Depois, é importante saber que o terminal utilizado pelos mesários não é capaz de interferir na vontade do eleitor e não pode ser utilizado para anular a votação, nem modificar o resultado do pleito. Além disso, o aparelho não mostra nenhuma informação sobre o voto.

Veja como funciona o terminal do mesário.

Uso de camiseta amarela é permitido

No dia da eleição, a eleitora e o eleitor são livres para expressar o apoio a determinada candidatura ou determinado partido, desde que a manifestação seja feita de forma individual e silenciosa. Isso inclui, por exemplo, o uso de camisetas, broches, adesivos e bandeiras.

Mas atenção: a formação de aglomerações de pessoas uniformizadas com conotação política ou objetos que caracterizem propaganda de candidato, partido ou federação é proibida até o término do horário de votação.

Saiba o que é permitido e proibido na data da eleição.

Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo