Logo fato ou boato

Esclarecimentos sobre informações falsas

Você está aqui:Página Inicial / Últimas checagens / Homem falecido há 22 anos não votou nas Eleições Gerais de 2022

COMPARTILHAR

Homem falecido há 22 anos não votou nas Eleições Gerais de 2022

Informações divulgadas pelo site “Veja Seu Voto” são falsas e não foram retiradas de base de dados do TSE

Publicado em 19/12/2022 às 19:25, atualizado em 02/04/2024 às 20:36

Homem falecido há 22 anos não votou nas Eleições Gerais de 2022

Conteúdo analisado:

Circula no Instagram um vídeo gravado por um homem que afirma ter descoberto que o pai, Nelson do Prado, falecido há 22 anos, teria votado em um dos candidatos à Presidência nas Eleições Gerais de 2022. Na gravação, ele alega ter descoberto a suposta fraude ao digitar o CPF do parente no site “Veja Seu Voto”.

Por que é boato?

O site utilizado para realizar a pesquisa é falso e não retorna resultados confiáveis. A página também não tem acesso aos bancos de dados de eleitores geridos pela Justiça Eleitoral. Além disso, o nome e o CPF do homem não constam no cadastro eleitoral. Isso quer dizer que Nelson do Prado sequer possuía título de eleitor e, portanto, não poderia ter votado nas Eleições Gerais de 2022, nem nos pleitos realizados anteriormente.

É importante relembrar que o voto é secreto, conforme prevê a Constituição Federal. Isso quer dizer que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), órgãos governamentais e outros eleitores não sabem em quem você votou. Ou seja, mesmo que o site utilizasse informações oficiais, não seria possível associar a eleitora ou eleitor ao voto depositado na urna eletrônica.

Cuidado com golpes

A Justiça Eleitoral alerta para que as pessoas tenham cuidado ao digitar seus dados pessoais, como CPF, título de eleitor ou qualquer outra informação nesse ou em qualquer outro site, pois pode haver risco de uso indevido dos dados dos eleitores. Passados mais de um mês das eleições, ainda há pessoas que insistem que houve fraude no pleito. Isso acontece mesmo quando todas as informações disponibilizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – verificadas, inclusive, pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e diversas Missões de Observação Eleitorais (MOEs) nacionais e internacionais – mostram taxativamente que todo o processo de apuração e totalização dos resultados ocorreu de maneira segura e transparente.

Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo