Logo fato ou boato

Esclarecimentos sobre informações falsas

Você está aqui:Página Inicial / Últimas checagens / Alerta de golpe: votos das Eleições 2022 divulgados por site são falsos

COMPARTILHAR

Alerta de golpe: votos das Eleições 2022 divulgados por site são falsos

Importante lembrar que voto é sigiloso, inviolável e não pode ser vinculado a eleitores; nem mesmo a Justiça Eleitoral identifica em quem o eleitor votou

Publicado em 11/12/2022 às 00:00, atualizado em 13/02/2023 às 16:14

Mais um boato circula na internet para tentar manchar a legitimidade e a lisura das Eleições 2022. Desta vez, tem sido amplamente divulgado um link de um site chamado Veja Seu Voto que, segundo afirmam nas redes sociais, revelaria em quem a pessoa teria votado nas eleições. A simulação afirma que supostos votos dados ao candidato Jair Bolsonaro (PL) teriam sido contabilizados para o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Segundo a mensagem que circula nas redes sociais, para saber o candidato no qual a pessoa votou, bastaria entrar na página e digitar o CPF e o voto apareceria em seguida. Ocorre que aparece um voto qualquer, uma vez que a página não utiliza nenhum tipo de informação proveniente da Justiça Eleitoral.

Sigilo do voto é integralmente preservado

Antes de tudo, é preciso destacar que o voto digitado na urna eletrônica, além de sigiloso, é inviolável, conforme prevê a Constituição Federal. Além disso, não há como vincular a autoria de um voto registrado na urna a um eleitor específico.

Conforme já explicado em esclarecimento anterior feito pela Justiça Eleitoral, não é possível conhecer o voto de cada eleitora ou eleitor. O log da urna – registro das atividades de funcionamento dentro da urna – pode ser acessado pelo Portal de Dados Abertos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pelo aplicativo Resultados. Apesar de ser um arquivo público, não registra informações como número do título de eleitor e nem revela voto.  O armazenamento dos votos é feito de modo que ninguém, nem mesmo a Justiça Eleitoral, possa saber em que candidato cada eleitor votou.

Portanto, os supostos votos que o site divulga são falsos, inventados, inexistentes. A mensagem é mais uma “fake news”, entre tantas outras, disseminadas para desacreditar a Justiça Eleitoral e as urnas eletrônicas, bem como a própria democracia. O site é tão falso que retorna informações com qualquer número que se insira, mesmo não sendo de CPF válido. Ou seja, qualquer número aleatório que seja digitado, mesmo que não seja o CPF, indicará um resultado mentiroso.

Cuidado com golpes

A Justiça Eleitoral alerta para que as pessoas tenham cuidado ao digitar seus dados pessoais, como CPF, título de eleitor ou qualquer outra informação nesse ou em qualquer outro site, pois pode haver risco de uso indevido dos dados dos eleitores. Passados mais de um mês das eleições, ainda há pessoas que insistem que houve fraude no pleito. Isso acontece mesmo quando todas as informações disponibilizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – verificadas, inclusive, pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e diversas Missões de Observação Eleitorais (MOEs) nacionais e internacionais – mostram taxativamente que todo o processo de apuração e totalização dos resultados ocorreu de maneira segura e transparente.

EM/CM

PlayAlerta de golpe: votos das Eleições 2022 divulgados por site são falsos

Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo