Logo fato ou boato

Esclarecimentos sobre informações falsas

Você está aqui:Página Inicial / Últimas checagens / Esclarecimento: vídeo que aponta 55% dos votos para um dos candidatos não é falha do TSE, mas resultado no Paraná

COMPARTILHAR

Esclarecimento: vídeo que aponta 55% dos votos para um dos candidatos não é falha do TSE, mas resultado no Paraná

Gráfico foi exibido por emissora de TV em transmissão de apuração dos resultados

Publicado em 07/10/2022 às 20:20, atualizado em 21/10/2022 às 21:07

Esclarecimento: vídeo que aponta 55% dos votos para um dos candidatos não é falha do TSE, mas resultado no Paraná

É falsa a informação de que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) teria cometido uma falha ao mostrar a vitória de um dos candidatos à Presidência da República com 55% dos votos válidos.

No último domingo, 2 de outubro, em determinado momento durante a transmissão da apuração dos resultados do primeiro turno feita por uma emissora de TV, o presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição, aparecia com 46,26% dos votos válidos, enquanto Luiz Inácio Lula da Silva tinha 45,04%.

Em seguida, o gráfico mudou e o presidente passou a ter 55,38%, enquanto o outro candidato estava com 35,8% dos votos válidos. Naquele momento, a totalização dos votos ainda estava em andamento.

Em uma publicação nas redes sociais, a mudança foi apontada como falha do TSE, mas o problema ocorreu quando a emissora, enquanto falava sobre apuração dos votos para a Presidência em todo o Brasil, mostrava na tela ao fundo o gráfico com resultados da votação para presidente no estado do Paraná.

Com 100% das urnas apuradas, Bolsonaro obteve 55,26% dos votos no estado do Paraná, enquanto Lula ficou com 35,99%. Os números são semelhantes aos do trecho que circula nas redes.

Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo