Logo fato ou boato

Esclarecimentos sobre informações falsas

Você está aqui:Página Inicial / Últimas checagens / Eleitores enganam ao dizer que votos de seções no exterior que não aparecem no app Resultados não foram contabilizados

COMPARTILHAR

Eleitores enganam ao dizer que votos de seções no exterior que não aparecem no app Resultados não foram contabilizados

Ferramenta mostra apenas seções principais. Seções agregadas e demais situações podem ser consultadas pelo Portal de Dados Abertos do TSE

Publicado em 07/11/2022 às 16:45, atualizado em 25/11/2022 às 18:52

Eleitores enganam ao dizer que votos de seções no exterior que não aparecem no app Resultados não foram contabilizados

Diversos vídeos publicados na internet – do TikTok ao serviço de mensagens WhatsApp – mostram pessoas que alegam ter havido fraude na contabilização de votos no exterior em razão da ausência de informações dentro do aplicativo Resultados sobre a seção eleitoral na qual vota.

Ao descrever o passo a passo da pesquisa pelo app, o eleitor, que mora em Miami (Flórida, EUA), faz a busca pela seção 3345, que consta no título do eleitor como local onde deveria exercer o direito ao voto no dia da eleição.  No entanto, ele não informa no vídeo que a seção a qual ele buscou foi agregada à seção principal 1346, que funcionou em Orlando (Flórida, EUA), em Valencia College West Campus.

A mesma situação ocorreu com outra eleitora que vota na seção 1116 da cidade norte-americana e também com um eleitor que exerce o direito ao voto na seção 1212, localizada em Toronto, no Canadá. Eles também gravaram vídeos mostrando que não encontraram o local de votação ao consultar a página de divulgação do resultado das Eleições Gerais de 2022, desenvolvida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Fato ou Boato?

As seções eleitorais e os votos depositados nas urnas eletrônicas não sumiram. O que ocorreu, na verdade, é que as seções em que essas pessoas votam foram agregadas a outras. Nestas eleições, a situação ocorreu em 24.163 seções eleitorais do Brasil e em mais de mil seções instaladas no exterior. De acordo com esclarecimentos da área técnica do TSE, tanto o site quanto o aplicativo Resultados mostram apenas as informações sobre seções principais. Portanto, a afirmação de que os votos dos autores da gravação e de outros eleitores que votam na mesma urna não foram computados é falsa.

Seções agregadas

A agregação de seções pelas zonas eleitorais é uma prática comum e prevista em norma eleitoral, que visa diminuir os custos operacionais ao unir seções eleitorais com poucos eleitores.

Os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) podem determinar a agregação de seções buscando a racionalização dos trabalhos eleitorais, desde que isso não importe prejuízo ao exercício do voto.

Informações sobre seções agregadas e outras situações (como seções distribuídas de ofício) podem ser pesquisadas nas estatísticas eleitorais e no Portal de Dados Abertos do TSE, na planilha de eleitorado por local de votação.

Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo