Logo fato ou boato

Esclarecimentos sobre informações falsas

Você está aqui:Página Inicial / Últimas checagens / Eleitor pressionou duas teclas ao mesmo tempo para simular problema na votação para presidente em Novo Hamburgo (RS)

COMPARTILHAR

Eleitor pressionou duas teclas ao mesmo tempo para simular problema na votação para presidente em Novo Hamburgo (RS)

TRE-RS confirmou que urna eletrônica que aparece em vídeo clandestino não apresentou nenhuma falha

Publicado em 07/10/2022 às 17:55, atualizado em 27/10/2022 às 17:04

Circula no aplicativo Instagram um vídeo de uma pessoa que, clandestinamente, registra o momento do voto em uma seção eleitoral de Novo Hamburgo (RS). A gravação, realizada durante o primeiro turno das Eleições Gerais de 2022, mostra que o processo transcorre com normalidade até a hora de digitar o número da candidatura à Presidência da República, quando a urna eletrônica supostamente começa a apresentar um defeito que impede o eleitor de concluir a votação.

Fato ou Boato?

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), o equipamento mostrado na filmagem não apresentou nenhum defeito durante o primeiro turno das Eleições Gerais de 2022.

Na verdade, o eleitor apertou duas teclas – a número “2” e “Corrige” – simultaneamente para simular um problema na urna eletrônica. Quando dois botões são pressionados ao mesmo tempo, o teclado não identifica o comando e, por isso, não há envio de nenhuma tecla.

Teclado da urna não aparece por inteiro no final da filmagem

A simulação do eleitor é descoberta a partir de uma análise um pouco mais atenta da filmagem. Note que, ao contrário do que ocorre para outros cargos, durante a votação para presidente o autor do vídeo mostra apenas a parte superior do teclado da urna. Intencionalmente, ele oculta o botão “Corrige”, que está sendo pressionado com a mesma mão que digita o número do candidato no equipamento.

Confira o esclarecimento em vídeo produzido pelo canal do TSE no YouTube.

PlayEleitor pressionou duas teclas ao mesmo tempo para simular problema na votação para presidente em Novo Hamburgo (RS)

Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo