Logo fato ou boato

Esclarecimentos sobre informações falsas

Você está aqui:Página Inicial / Últimas checagens / Eleições 2022: pastor mente ao afirmar que análise de votos nulos e em branco da Bahia indicaria que houve fraude eleitoral

COMPARTILHAR

Eleições 2022: pastor mente ao afirmar que análise de votos nulos e em branco da Bahia indicaria que houve fraude eleitoral

Em audiência pública realizada no Senado, homem propagou dados equivocados e disseminou mentiras sobre urnas eletrônicas

Publicado em 22/03/2024 às 18:15, atualizado em 03/04/2024 às 16:33

Eleições 2022: pastor mente ao afirmar que análise de votos nulos e em branco da Bahia indicaria que houve fraude eleitoral

Em uma fala registrada em dezembro de 2023 durante uma audiência publica realizada pelo Senado Federal, um pastor lançou dúvidas nos resultados oficiais das Eleições 2022. Segundo ele, o último pleito geral teria sido fraudado.

Para subsidiar a alegação, o religioso apresentou dados de votação na Bahia e disse que os votos nulos e em branco foram "iguaizinhos" nos 417 municípios do Estado para os cargos de presidente e de governador. Na análise dele, essa estatística seria um indicativo de que houve manipulação na votação.

Na gravação, o pastor afirma ainda que as urnas eletrônicas modelo 2015 “foram programadas para alterar a vontade e a decisão política do eleitor com lógicas de programação não lineares”.

Por que é boato?

Em termos de programação, não há diferença entre as urnas eletrônicas mais modernas (modelos 2022 e 2020) e as versões mais antigas usadas na eleição. Isso porque todos os equipamentos passaram por auditorias e possuem o mesmo software. O código-fonte, depois de ser inspecionado por representantes de entidades fiscalizadoras e especialistas em tecnologia da informação durante o Teste Público de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação (TPS), é assinado digitalmente e lacrado em cerimônia pública. Juntos, esses dois procedimentos impedem qualquer tentativa de manipulação.

Os equipamentos antigos já estão em uso desde 2010 (para as urnas modelo 2009 e 2010) e todos foram utilizadas nas Eleições 2018. Nesse período, esses modelos de urna já foram submetidos a diversas análises e auditorias, tais como a Auditoria Especial do PSDB em 2015 e cinco edições do Teste Público de Segurança (2012, 2016, 2017, 2019 e 2021).

Quantidade de votos nulos e em branco não foi igual na Bahia

Ao contrário do que foi afirmado pelo pastor, o percentual de votos nulos e em branco para ambos os cargos na Bahia não foi igual. Isso porque, de acordo com os dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no 2º turno das Eleições 2022, para o cargo de presidente foram registrados 395.664 (4,41%) votos nulos e 121.221 (1,35%) votos em branco, que, juntos, somam 516.885 votos (5,76%). Para governador, foram 363.656 (4,06%) votos nulos e outros 113.101 (1,26%) em branco, totalizando 476.757 (5,32%).

A diferença entre o número de votos em branco e nulos somados para presidente (516.885) e governador (476.757) na Bahia foi de 40.128 votos. Ou seja, a quantidade de votos nulos e em branco para ambas as funções não foi igual. Os números por ele citados, portanto, sequer batem com os resultados oficiais divulgados pelo TSE. Também é descabida a comparação entre a votação registrada na Bahia e nos demais Estados, uma vez que não é possível prever o comportamento do eleitorado. E é exatamente por esse motivo que modelos matemáticos (como a Lei de Benford, por exemplo) não podem ser aplicados no contexto eleitoral.

Vale lembrar que o resultado de cada seção eleitoral é conhecido logo após o término da eleição, quando é impresso o Boletim de Urna (BUs), que traz a quantidade de votos em branco, nulos e recebidos pelas candidaturas. É um documento público, que fica afixado na porta do local de votação para conferência de eleitoras, eleitores, partidos políticos e entidades fiscalizadoras.

Resultados foram analisados pelo TCU

Em 2022, observadores do Tribunal de Contas da União (TCU) acompanharam presencialmente e analisaram 1.163 BUs de diferentes locais de votação espalhados pelo país, sendo 559 do primeiro turno e 604 da segunda etapa da votação. O órgão avaliou se os documentos impressos batiam com as informações divulgadas pela Justiça Eleitoral e, ao realizar o cruzamento, confirmou a segurança do processo eleitoral do país e a validade dos resultados das Eleições Gerais de 2022.

Esses e outros dados podem ser consultados na página de Estatísticas Eleitorais.

Votos não são transferidos para candidaturas

O suposto desvio de votos nulos e em branco é outra afirmação enganosa que já foi desmentida pelo TSE. A verdade é que a única utilidade desses votos é registrar a insatisfação do eleitorado com as alternativas de candidatos que foram ofertadas pelos partidos. Na prática, eles servem apenas para fins estatísticos.

E para que fique ainda mais claro: votos em branco não são somados aos votos de quem está ganhando e votos nulos não podem cancelar uma eleição. Também não é possível realizar qualquer transferência de votos entre candidaturas.

Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo