Logo fato ou boato

Esclarecimentos sobre informações falsas

Você está aqui:Página Inicial / Últimas checagens / Eleições 2018: eleitor pode votar somente no cargo de presidente

COMPARTILHAR

Eleições 2018: eleitor pode votar somente no cargo de presidente

Ao contrário do que dizia notícia falsa, é possível votar em branco para outros cargos sem prejuízo de anulação total da votação

Publicado em 22/10/2018 às 00:00, atualizado em 25/05/2023 às 18:43

 Eleições 2018: eleitor pode votar somente no cargo de presidente

Conteúdo analisado

Nas Eleições Gerais de 2018, circulou no WhatsApp uma mensagem afirmando que a eleitora ou eleitor que, durante a sequência de votação, fosse anulando voto por voto, escolhendo somente o candidato a presidente, teria todos os seus votos anulados, mesmo o de presidente. Nessas situações, segundo o texto, o voto seria considerado parcial e, por isso, acabaria anulado.

Por que é boato?

O eleitor pode, sim, escolher votar apenas para presidente. O voto não é invalidado se o eleitor votar em um só cargo e optar por nulo ou branco nos demais. Vale lembrar que o voto em branco ocorre quando o eleitor escolhe a opção da tecla específica de cor branca e confirma na urna eletrônica.

Já o voto nulo ocorre quando o eleitor digita um número que não corresponde a nenhum candidato ou partido político oficialmente inscrito. Votos brancos e nulos são computados para fins estatísticos, mas não são considerados votos válidos.

Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo