Logo fato ou boato

Esclarecimentos sobre informações falsas

Você está aqui:Página Inicial / Últimas checagens / É mentira que homem em gravação da rádio Jovem Pan trabalhe para a Justiça Eleitoral

COMPARTILHAR

É mentira que homem em gravação da rádio Jovem Pan trabalhe para a Justiça Eleitoral

Vídeo tem sido compartilhado com intuito de sugerir que o TSE estaria censurando emissora

Publicado em 19/10/2022 às 22:35, atualizado em 11/07/2023 às 17:24

Ganhou projeção no Twitter e no aplicativo de mensagens WhatsApp um vídeo em que uma voz masculina chama atenção para a presença de um homem que circula no estúdio de gravação de um dos programas da rádio Jovem Pan. Segundo o narrador, a pessoa que aparece na filmagem seria um “cara do TSE”, responsável por censurar o conteúdo divulgado pelos apresentadores da emissora.

Fato ou Boato?
O homem que aparece nos estúdios da Jovem Pan não trabalha no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Também não é verdade que o trabalho executado pela emissora foi “censurado” ou que a Justiça Eleitoral tenha enviado qualquer profissional para controlar os conteúdos divulgados pelo veículo de comunicação. Assim que tomou conhecimento sobre a acusação de uma suposta censura exercida pela Corte Eleitoral, o presidente do Tribunal, ministro Alexandre de Moraes, encaminhou o caso ao Ministério Público Eleitoral (MPE) para apuração.

O caso
Ao contrário do que tem sido afirmado nas redes sociais, o TSE atendeu a um pedido feito pela Coligação Brasil da Esperança, que solicitou direito de resposta a falas proferidas por apresentadores da emissora sobre o candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva. Como efeito da decisão, o Plenário do Tribunal determinou que os profissionais da rádio se abstivessem de promover novas inserções e manifestações referentes à situação jurídica do político, a quem se referiram como “descondenado” e “ex-presidiário”.

PlayÉ mentira que homem em gravação da rádio Jovem Pan trabalhe para a Justiça Eleitoral

Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo