Logo fato ou boato

Esclarecimentos sobre informações falsas

Você está aqui:Página Inicial / Últimas checagens / É mentira que eleitor deve votar em determinado candidato à Presidência para validar prova de vida junto ao INSS

COMPARTILHAR

É mentira que eleitor deve votar em determinado candidato à Presidência para validar prova de vida junto ao INSS

Mensagem enganosa foi compartilhada pelo aplicativo WhatsApp

Publicado em 11/10/2022 às 19:45, atualizado em 27/10/2022 às 17:08

Circula na internet uma mensagem afirmando que eleitoras e eleitores aposentados e pensionistas deverão votar em determinado candidato à Presidência da República para ter a prova de vida validada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Ainda de acordo com o texto, compartilhado pelo aplicativo WhatsApp, a verificação ocorreria por meio de uma conexão entre os sistemas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e da autarquia.

Fato ou Boato?

Em fevereiro deste ano, a presidência do INSS divulgou a Portaria nº 1.408, que inclui a votação nas eleições como um dos meios de válidos de realização da prova de vida. No entanto, é mentirosa a afirmação de que seria necessário votar em favor de uma candidatura específica como forma de validar essa comprovação.

Sigilo do voto é garantido pela Constituição

O sigilo do voto é um direito assegurado tanto pela Constituição Federal quanto pelo Código Eleitoral e um dos valores defendidos pela Justiça Eleitoral. Sendo assim, candidatas, candidatos, partidos políticos, instituições públicas e nem mesmo o TSE ou os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) têm acesso a quem a eleitora ou o eleitor votou. Ou seja, a votação em determinada candidatura não é um requisito necessário para comprovar que está vivo.

PlayÉ mentira que eleitor deve votar em determinado candidato à Presidência para validar prova de vida junto ao INSS

Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo