Logo fato ou boato

Esclarecimentos sobre informações falsas

Você está aqui:Página Inicial / Últimas checagens / É falso que presidente do TSE disse que eleitores de determinado candidato à Presidência não precisam votar no 2º turno

COMPARTILHAR

É falso que presidente do TSE disse que eleitores de determinado candidato à Presidência não precisam votar no 2º turno

Notícias que circularam na internet afirmavam que imprensa teria divulgado orientação para que eleitores não comparecessem às urnas

Publicado em 10/10/2022 às 17:30, atualizado em 02/12/2022 às 12:40

Mais uma publicação com informação enganosa circula nas redes sociais e aplicativos de mensageria. Desta vez, a imagem traz uma suposta matéria do Portal G1 com o texto “Eleitores de Lula não precisarão voltar às urnas no 2º turno, diz TSE”.

A publicação sugere que o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) teria dado a suposta declaração na sessão plenária da quinta-feira (6 de outubro).

Fato ou Boato?

A informação é totalmente inverídicaTodas as eleitoras e os eleitores aptos, independente do candidato escolhido, devem voltar às urnas para votar no segundo turno, que acontece dia 30 de outubro. Cada turno de votação é uma eleição independente. Além da escolha do próximo presidente da República, as eleitoras e os eleitores elegerão governadores de 12 estados.

Destaca-se ainda que as sessões plenárias são gravadas em vídeo e que não há, na gravação do dia 6 de outubro, nenhuma  fala do ministro Alexandre de Moraes nesse sentido, afirmando que eleitores do candidato Lula não devem voltar às urnas.

Confira o vídeo da sessão do dia 6 de outubro.

Voto é secreto

Além disso, é importante saber que o sistema eletrônico de votação foi desenvolvido para garantir o respeito ao sigilo do voto, um direito assegurado tanto pela Constituição Federal quanto pelo Código Eleitoral. Isso quer dizer que candidatas, candidatos, legendas partidárias, instituições públicas e nem mesmo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) têm acesso a quem cada eleitora ou eleitor votou.

PlayÉ falso que presidente do TSE disse que eleitores de determinado candidato à Presidência não precisam votar no 2º turno

Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo